Redações

Páginas: 16 (3896 palavras) Publicado: 9 de junho de 2011
Relações no novo mundo: O mundo das diversidades
O convívio das diversas ?tribos? existentes no mundo globalizado vem trazendo diversas questões a serem discutidas principalmente no âmbito sociopolítico mundial. Vários grupos de diversas idades têm se visto diante de impasses como a adaptação às novas tecnologias por parte das gerações passadas e às regras de convívio por parte das geraçõesrecentes.

Os mais jovens se vêm presos a internet, aos jogos online, ao ?X-box? e ?Playstation?, deixando de lado às [as] boas e velhas brincadeiras de rua, ficando cada vez mais longe dos contatos interpessoais, se tornando frios e muitas vezes não sabendo lidar com os possíveis problemas que possam a vir enfrentar [possam vir a enfrentar] em suas vidas, reagindo inclusive com certa violênciaàqueles que não comungam dos mesmos gostos e ideias, e estando completamente às margens da vida política da sociedade.

Enquanto isto, os "vovôs" desta era informatizada estão passando apuros não só com as tecnologias que surgem [,] como os "iPhone", "iPed" ["iPad"] , entre outros aparelhos pequenos e sofisticados que têm mil e uma utilidades, mas também com a busca por uma solução para essas novasgerações tão consumistas e desregradas que querem aproveitar ao máximo da juventude e dos prazeres da vida, esquecendo-se dos reais valores da sociedade.

A solução para estes impasses pode estar na união de forças. Ao trazer o que há de excelente das gerações anteriores, como a conservação dos valores humanos, e somar à disposição e inteligência instantânea das novas gerações pode-se obter umamistura fantástica tanto para a melhoria das relações sociais e tecnológicas quanto para a política, que contará com jovens preparados para um novo mundo, o mundo das diversidades.
 

Comentário geral

A redação revela domínio da linguagem formal e capacidade de argumentação. O texto é praticamente um silogismo, que tem sua premissa maior no primeiro parágrafo (grupos de diversas idadesenfrentam impasses) e a premissa menor subdividida nos dois parágrafos seguintes (velhos têm valores, mas não se adaptam à tecnologia; jovens lidam bem com a tecnologia, mas não têm valores). Da articulação entre essas premissas, decorre a conclusão: os dois grupos precisam complementar-se, pela união de forças. Há, evidentemente, questões de conteúdo que se podem levantar quanto aos argumentosapresentados, eles talvez sejam simplistas e generalizadores em demasia, mas, sob o ponto de vista formal, a dissertação é impecável e demonstra um autor apto a entrar no ensino superior.

Divergências geracionais

A convivência humana, nas suas diferentes formas de interagir, nem sempre é harmônica entre as gerações que se [que] coexistem. Isso ocorre em todas as comunidades das diferentes nações doglobo, destacadamente no âmbito familiar, escolar e profissional.

As relações entre pais e filhos é marcado por infinitos conflitos, já que estes resistem a seguir os ensinamentos daqueles, por os considerarem retrógrados. Por sua vez, os pais não aceitam renovar suas visões e opiniões, inibindo a troca dos saberes e vivências acerca das pessoas e do mundo.

Esse conflito é vivenciado tambémno ambiente escolar, educadores [pois educadores] e alunos parece [parecem] não se entenderem, uma vez que os jovens, influenciados pelas divergências familiares, adotam atitudes passivas quanto aos estudos. Ainda existem outros complicadores, sejam eles [como] o despreparo e [e a] desmotivação dos professores em contornarem esta [essa] apatia estudantil.

Outro ambiente que sofre com acoexistência de gerações é o mundo dos negócios. A experiência confronta-se com a capacidade inovadora daqueles que aspiram [aspiram a] ascensão profissional. Os conflitos são inevitáveis, em razão da colidência de interesses e opiniões de parte e [cada] parte.

Por tudo que foi exposto, a sociedade precisa incentivar a coexistência pacífica entre as gerações, por meio do diálogo conciliador no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redações
  • Redações
  • redaçoes
  • Redações
  • Redações
  • Redaçoes
  • redaçoes
  • redações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!