Redações saúde

Páginas: 12 (2999 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
Redações

5 de Outubro de 2011
| |
| |

REDAÇÃO DISSERTATIVA PRONTA (Temas relacionados: saúde pública, atendimento médico à população, atendimento móvel por ambulâncias, socorro médico e paramédico.)
Serviço deficiente
(Fonte: Zero Hora, 3/7/2010)
Além de contar com poucas opções deatendimento na área de saúde, a população de muitos municípios do interior do Estado ainda enfrenta uma inaceitável demora quando necessita de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel (Samu). Como quem está às voltas com uma situação de emergência não tem condições de esperar além do tempo admissível, esta é uma questão emergencial, para a qual o poder público precisa encontrar soluções, elogo. A eficiência no pronto atendimento é um pressuposto para conferir eficiência ao Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, administradores públicos às voltas com precariedade na prestação desse tipo de serviço precisam agir rápido para permitir que a população de municípios mais afastados possa contar com mais agilidade.
Em princípio, o problema não deveria ser atribuído apenas ao fato de aschamadas por socorro em muitos municípios serem direcionadas para outras regiões. Mesmo com essa tentativa de simplificação, o atendimento poderia funcionar sem maiores problemas se toda a estrutura estivesse montada justamente para fazer o melhor. Não tem sido esse, porém, o padrão de atendimento em muitas cidades do Interior, nas quais os bombeiros acabam invariavelmente chegando antes da ambulânciapara prestar socorro.
Obviamente, o atendimento em situações de emergência acaba tendo um custo proporcionalmente maior e mais difícil de ser bancado no caso de cidades de menor porte. Ainda assim, como os serviços nessa área são compartilhados, este é um problema diante do qual os administradores públicos não podem se conformar.
É inadmissível que tantos gaúchos possam estar sendo preteridos nahora de um problema de saúde simplesmente por residirem longe dos maiores centros urbanos. Essa é uma deficiência que precisa ser enfrentada logo, pois o que está em questão é a saúde e mesmo a vida dos gaúchos.
Redação 2

O NOVO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA

(Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo, 5/6/2010)
Os tempos mudaram. Antigo professor de Medicina Legal da Faculdade Fluminense de Medicina,Leonídio Ribeiro defendia a ideia de que o médico, chamado pelo doente, "conquista o direito de decidir contra a vontade do mesmo" e passa a ser "o juiz exclusivo das atitudes que deve tomar", não ficando jungido à vontade do paciente ou de seus familiares. Leonídio Ribeiro contava ter atendido um advogado atingido por apendicite aguda, levando-o à força à mesa operatória para salvá-lo. Consagravaa submissão do paciente ao saber do médico.
Dizia ainda Leonídio Ribeiro que, por sua influência, o Código Penal de 1940 estabeleceu não constituir crime de constrangimento ilegal o ato do médico de impor contra a vontade do paciente tratamento ou cirurgia em caso de iminente perigo de vida. Um dos autores do código, Mário Bulhões Pedreira, entendia que a pessoa não tem a liberdade de morrer,porque sua morte é um mal social.
Com o correr do tempo, especialmente a partir dos anos 70, passou-se a reconhecer que cabe a cada qual definir o desenvolvimento de sua personalidade, do que se conclui ser a vida um direito, e não um dever. Modificaram-se, igualmente, os termos da relação entre médico e paciente. O médico veio a ter o dever de informar o doente sobre o diagnóstico e os tratamentoscabíveis, bem como o de ouvir o paciente sobre os caminhos propostos. O direito de ser informado tem por consequência o de consentir, ou não, no tratamento.
Agora, vem de entrar em vigor o novo Código de Ética Médica. Para se determinar o sentido de um conjunto normativo cabe realizar uma interpretação integral, sistemática, teleológica e sociológica, pois não é a letra da lei que importa, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redações
  • Redações
  • Redações
  • redaçoes
  • Redações
  • Redações
  • Redações
  • Redaçoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!