Redações Jurídicas

Páginas: 5 (1225 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014



T.G.E -> Teoria Geral Do Estado

*Conjunto de ciências aplicadas à compreensão de fenomeno estatal (Sahid Maluf)
*É a ciência que investiga e expõe: Os princípios fundamentais da sociedade política denominada Estado, sua origem, estrutura, formas e finalidades.

Principais Correntes Que Procuram Intensificar Objeto De T.G.E

1.Filosofia -> Entende que a objetvidade da T.G.E é abusca da razão da existência do Estado num plano ideal, ou seja, como deveria ser.

2.Sociológica -> Entende que objeto de T.G.E é analisar o Estado pelo prisma do fato concreto, numa abordagem realista, ou seja, como deveria ser.
3.Formalista-> Entende que o Estado deve ser estudado somente pelo seu aspecto normativo, ou seja, como criador de Leis e Regras Jurídicas.
->Miguel Reale, filósofobrasileiro, defende o Culturalismo Realista, considerando mais abrangente que as correntes citadas, entendendo que se deve proceder a fusão das correntes filosóficas, sociológicas, e formalistas, para que se permita estudar o estado na totalidade de seus aspectos dentro de uma perspectiva dinâmica de atuação.

T.G.E-> é a ciência enciclopédica, pos se ultiliza de conhecimentos de outrasciência, tais como: Sociologia , Folosofia, Antropologia, Economia, dentre outras, para sintetizar princípios, fundamentais, sociais, jurídicas e políticas, que tem por objeto o estudo do estado.
Já a ciência política, tem por fim o estudo do poder político e por consequência as instituições políticas como instrumentos deste poder sob todas os seus aspéctos.

Sociedade e EstadoOrigem da Sociedade

A primeira sociedade que o homen conhece e a familia, é a sociedade natural por excelência, que o alimenta, protege, e educa.
Posteriormente o homen ingressa em outras sociedades, de natureza Religiosa, ou Igrejas, a Escola, a Universidade e já na fase adulta passa a fazer parte de outros sociedades, algumas podendo ser criadas por ele mesmo, tais como empresas,sindicatos, clubes, entre tantos outros.
O Filosofo Aristoteles, afirmava que somente o indivíduo vil ou muito superior ao homem poderia viver em total isolamento dos outros homens, sem que para isso fosse obrigado.
O homem não nasceu para o isolamento, havendo uma disposição natural dos homens para a vida associativa.
O autor da era medieval Santo Tomaz de Aquino seguidor de Aristóteles,afirma que a vida solitária é exceção, podendo ser enquadrada em uma dessas três hipóteses:
(A) -> Excellenttia Naturae -> Quando se Tratar de um indivíduo virtuoso, que vive em comunhão com a própria divindade, como ocorria com os santos eremitas (nome dado aos religiosos que vivem em comunidade, porém isolados nas selas.).
(B) -> Corruption Naturae -> Referente aos casos de anomalias mentais,cuja segregação éra necessária.
(C) -> Mala Fortuna -> Quando só por acidente, como no caso de um naufrágio ou de alguém se perder em uma floresta, o indivíduo passa a vivem em Isolamento.

Sociedade
Reunidos/Organizados/Bem comum
Sociedade
É uma coletividade de indivíduos reunidos e organizados para alcançar um fim comum.
A Sociedade e seus Elementos Característicos

(1)>Uma Finalidade deValor Social -> Sustentamos os autores finalistas, que a primeira conclusão que se tira é de bem comum. Isto quer dizer que a sociedade busca a criação de condições que permitam cada homem e cada grupo social a consecução de seus respectivos fins particulares, sendo que para muitos o bem comum é visto sob o prisma de valor material, para outros não.
(2)> Manifestações de conjuntoordenados.
(a) Reiteração -> Que os membros da sociedade se manifestem reiteradamente, pois somente ação conjunta e reiterada, a todo social terá condições de atingia seus objetivos.
(b) Ordem -> As manifestações de conjunto ordenadas se produzem numa ordem , para que a sociedade possa atuar em função do bem comum
(c) Adequação -> Cada individuo, cada grupo humano e a própria sociedade, devem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redações
  • Redações
  • Redações
  • redaçoes
  • Redações
  • Redações
  • Redações
  • Redaçoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!