redação

Páginas: 22 (5280 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
REDAÇÃO
Muito se discute sobre a “fórmula mágica” que nos ensinaria a redigir um bom texto, ou, como dizem, a produzir uma redação “nota dez”. O que tenho a dizer sobre isso é que não existe a receita nem a poção mágica.

Torne-se um leitor atento de bons textos e aí sim se transformará em um bom escritor, assumindo uma postura crítica diante de vários textos que se apresentam no cotidiano,dominando alguns recursos lingüísticos básicos, refletindo sobre a realidade e aprimorando a qualidade de seus textos.

Escrever é colocar idéias no papel de forma organizada. Ora, as idéias não surgem do nada; elas são frutos dos processos de comunicação dos quais participamos e das informações a que temos acesso, vivenciando experiências, conversando, trocando idéias e, como já foi dito,lendo, lendo e lendo.

Porém, uma leitura sem compreensão não é leitura. Ler sem compreender é parar na primeira etapa do processo, ou seja, na etapa da decodificação do sinal gráfico. Por isso, a leitura precisa ser atenta e inteligente.


TIPOS DE TEXTOS
É preciso entender que um texto pode apresentar mais de uma das classificações abaixo, de acordo com seus trechos. Você pode dizer, porexemplo, que um texto é predominante dissertativo e, em alguns parágrafos, narrativo ou descritivo.

DISSERTATIVO – É o texto cobrado nas redações de concursos. Dissertativo significa: dizer alguma coisa, emitir uma opinião. Argumentar.
Ex: “Todas as pessoas que vivem hoje descendem de sobreviventes das grandes catástrofes naturais, que deixaram marcas na história humana.”

NARRATIVO – Significanarrar, contar um fato, um acontecimento, uma ação, etc.
Ex: “ Estava andando com minhas filhas, quando, de repente, chegou uma senhora bem aparentada e me perguntou as horas...”

DESCRITIVO – Significa contar em detalhes alguma coisa, como se você pudesse montar uma imagem.
Ex: “A casa tomava conta de todo o quarteirão. Era grande, de dois andares, toda branca com janelas pintadas em azul.Havia muitas portas...”












Veja, agora, alguns passos básicos para redigir a sua redação.




TÍTULO (Colocar apenas quando solicitado na proposta)
Deve ter uma letra maior e ser sublinhado. Quando digitado, apenas negritá-lo.
O título deve ser original e criativo. Deve representar sinteticamente o tema. Deixar uma linha em branco entre o título e o 1º parágrafo.

1ºparágrafo – chamado de Introdução: Apresentar uma afirmação em até 3 linhas sobre a sua opinião em relação ao tema proposto. Responder ao que foi pedido na proposta. Apresentar 3 (aspectos, causas, consequências, pontos etc).

2º, 3º e 4º parágrafos – chamados de Desenvolvimento: Você deve provar que a sua opinião é relevante e pertinente. Desenvolver 1 parágrafo para cada um dos aspectoscitados na introdução. Argumente suas ideias fazendo:
Comparações;
Exemplificações;
Citações;
Contrastes;
Apresentação de dados estatísticos. Faça pesquisa sobre o tema.

5º parágrafo – chamado de Conclusão: Fazer uma avaliação do que foi apresentado, retomando a ideia principal do 1º parágrafo e refletindo sobre o tema. Aponte possíveis soluções, quando for um problema.FAZER:
1) Siga o tema proposto.
2) Use o bom senso, a ética. Seja equilibrado em suas argumentações.
3) Use a língua culta. Não faça uso de gírias, chavões, provérbios ou pregação religiosa.
4) Prefira a terceira pessoa (singular ou plural) ou a primeira pessoa do plural
5) Não repita palavras.
6) Não inove o alfabeto.
7) Utilize exemplos que sejam de domínio público.8) Respeite as margens e o número de linhas exigido.







VERBOS OU EXPRESSÕES A SEREM USADOS NA REDAÇÃO:
Entende-se/ Compreende-se que
É possível entender/ compreender/ dizer que
Faz-se necessário ressaltar/ Ressalta-se que
Deve-se ressaltar que
Constata-se que
Acredita-se que
Considerando...
ARTICULADORES DE INÍCIO DE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • redação
  • redação
  • Redação
  • redação
  • redaçao
  • Redação
  • Redação
  • REDAÇÂO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!