redação

Páginas: 2 (413 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
A Internet e a Cultura do Estupro
Apesar de a maioria das pessoas parecerem escandalizadas com os resultados da pesquisa do IPEA, que mostram que no Brasil existe, sim, uma cultura doestupro, que joga a culpa do crime na vítima que anda de roupas curtas ou faz poses insinuantes, por exemplo, a internet está aí para mostrar que isso é tão comum quanto transparente em nossa sociedade.

Após adivulgação do resultado da pesquisa, uma jornalista iniciou no “tumblr” a campanha “#eunãomereçoserestuprada” para mostrar o absurdo da estatística. Os comentários na “fanpage” da campanha chegam a serhediondos: a autora e as apoiadoras da campanha chegaram a receber ameaças públicas de estupro, e até mulheres chegaram a suportar [defender] a tese de que, se a mulher usa roupas curtas – ou, no casoda campanha, segura um cartaz em frente aos seios desnudos –, está fazendo isso para no mínimo incitar o desejo nos homens ou, confirmando a estatística do IPEA com exatidão, que está pedindo paraser estuprada.

Mas não é só esse extremo que é exemplo de que existe um sério problema cultural no país. Em um passeio pelo “Youtube” podemos encontrar vídeos de campanhas publicitárias que incitam oestupro – e vale lembrar que desde 2009 a lei prevê que estupro não é só o ato de penetrar a [à] força uma mulher. A Schincariol, por exemplo, veiculou um comercial em que homens ficam invisíveis epassam a bolinar as mulheres que tentam fugir apavoradas e eles se divertem com isso. A Globo, no Zorra Total, tinha um quadro dedicado ao assédio sexual no metrô.

É óbvio que esse não é um problemaexclusivo do Brasil – na Índia, por exemplo, os estupros coletivos são comuns, e no Egito uma mulher chegou a ser presa depois de ser estuprada, mas aqui, certeza, há uma grande hipocrisia comrelação ao tema. Enquanto muita gente – o governo inclusive – finge que nada acontece, morrem mais de 15 mulheres ao dia [dia,] vítimas de violência pelo simples fato de serem mulheres. É preciso uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • redação
  • Redação
  • redação
  • redaçao
  • Redação
  • Redação
  • REDAÇÂO
  • redação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!