Redação sobre a agua

Páginas: 34 (8491 palavras) Publicado: 24 de maio de 2013
Água, tem mas acabou
            Água, ou melhor, H2O, o líquido que é essência da vida, mas que também pode trazer a morte. Em todo o percurso histórico da humanidade ela é citada, desde a Arca de Noé até os dias atuais, em que a grande preocupação é preservá-la, ou despoluí-la.  O passado da água é sujo e obscuro, foi por séculos tratada como um grande lixão, enquanto países cresciam edesenvolviam com grandes industrias, rios e mares perdiam a vida, morriam e ficavam esquecidos por muito tempo. Ela só é lembrada quando esta em falta. E atualmente a água está na moda, é discutida em muitas rodas de amigos, cientistas e governos de países estão inventando e reinventando modos de tratá-la e torná-la cada vez menos poluída e mais potável. Com sua grande popularidade a água precisa denossa ajuda e nós dela mais ainda, e o que devemos fazer é discutir modos de tratá-la, e usá-la racionalmente e propor métodos inovadores.
            A água é uma das substâncias mais simples, porém a mais importante, pois todas as reações que acontecem em nosso organismo são em soluções aquosas e as proteínas, membranas, mitocôndrias e hormônios, somente funcionam com a presença deste líquido. Aágua foi e é tão importante que os gregos antigos a consideravam como se fosse um dos quatro elementos da matéria, por mais de 2000 anos pensou-se que a água era um elemento; mas somente no século 18 é que experimentos evidenciaram que a água era um composto formado por hidrogênio e oxigênio. É estimado que 70% de nossa superfície terrestre é coberta por água, 97% dessa água é salgada e menos de 1%pode ser utilizada para consumo humano, por isso temos a necessidade de usá-la sem desperdícios. Com o grande crescimento da população mundial nos últimos séculos, a água foi sendo utilizada sem grandes preocupações, ninguém pensou que um dia ela iria faltar, mas infelizmente foi isso que aconteceu e muitas pessoas, principalmente as mais pobres estão sentindo na pele o que é viver sem água ou como mínimo possível, para se ter uma idéia um habitante da Somália vive com 1 litro de água por dia, enquanto um norte americano vive com 750 litros de água por dia, conclui-se: quem tem dinheiro não morre de sede.  A água deve ser utilizada com moderação, para poder ser garantida para várias gerações.
            Em tempos de racionamento de energia elétrica a água é muito importante, pois delaé gerada a maior parte da energia consumida em nosso país, e quando se economiza energia, está também se economizando água. O uso racional da água não é um “bicho de sete cabeças”, mas sim uma coisa simples que precisa da colaboração de todos e principalmente dos nossos governantes. Uma idéia boa e simples, que é muito utilizada no Japão, consiste na utilização da água do chuveiro para a descargado vaso sanitário, a água passa por pequenos tratamentos químicos, podendo depois ser reutilizada, esse método economiza muita água, porque a descarga é utilizada varias vezes ao dia, gastando litros e mais litros de água a cada utilização. Muitos países que já estão enfrentando a falta de água regulam a quantidade que ela é consumida ou cobram muito caro pela mesma, se não tomarmos cuidado, oBrasil que detêm grande parte da água potável do mundo, poderá enfrentar esse grave problema.  Um outro fator que ajuda no desperdício da água são os vazamentos que ocorrem na tubulação que a transporta até nossas casas, muitos canos velhos apresentam grandes “buracos” que desperdiçam milhares de litros de água, esse problema já foi denunciado pela mídia, mas parece que os políticos não fizeram nadapara resolver esse “pequeno problema”. A água se for utilizada racionalmente, com certeza não faltará para as nossas futuras gerações.
           Quando abrimos a torneira nem pensamos em todo o percurso que água fez para chegar até nossas casas, desde a captação até o seu tratamento, simplesmente deixamos passar isso despercebido. Primeiramente a água é captada de um rio, mas esse rio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redação sobre a Água
  • Redação sobre água e sustentabilidade
  • Sobre a água e a falta de água
  • sobre agua
  • Sobre a água
  • Redação do ava reciclagem da agua
  • Sobre a água
  • Sobre a água

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!