REDAÇÃO JURIDICA

Páginas: 56 (13799 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
REDAÇÃO JURÍDICA APLICADA
4º SEMESTRE
_________________________________
Direito – Patrícia Martinez Almeida
REDAÇÃO JURÍDICA APLICADA
4º SEMESTRE
_________________________________
Direito – Patrícia Martinez Almeida
AULA 01 PONTO: 02 Objetivo da aula: Variação linguistica. Brocardos latinos. Peças processuais. Tópico do plano de Ensino: Direito e linguagem: Processo de comunicação erequisitos para uma boa mensagem. Funções da linguagem: referencial ou denotativa, emotiva, poética, apelativa ou conativa, fática e metalingüística. Polissemia. Conteúdo da aula: processo de comunicação.
1. DIREITO E LINGUAGEM Introdução No Direito, elaborar um texto técnico e tornar acessível ao público é tarefa árdua. Nenhum texto consegue ser elaborado apenas com termos técnicos. É necessária amescla com a linguagem natural. O importante é identificar o publico alvo. Redigir é comunicar idéia sobre determinado assunto, expressando o ponto de vista do emissor. É um sistema semiótico composto por vocábulos que se estruturam por meio de frases enfileiradas umas às outras, em combinações semântico-sintáticas com organização interna coerente, compondo um todo estrutural denominado parágrafo,ou seja, a unidade de compreensão textual dotada de uma idéia central à qual se juntam idéias secundárias, em torno de uma mensagem. Não há extensão rígida para um bom parágrafo: tanto pode ser composto em poucas linhas, como em toda uma página, ou até em muitas laudas, dependendo da natureza e da complexidade do assunto. Quanto às espécies redacionais, três são os tipos: descrição, narração edissertação.
Precisar o alcance e conteúdo das normas é tarefa da hermeneutica. Não basta compreender, mas também determinar a força e o alcance, fixar um sentido básico. Além de fixar o sentido básico, precisamos definir seu significado contextual.
REDAÇÃO JURÍDICA APLICADA
4º SEMESTRE
_________________________________
Direito – Patrícia Martinez Almeida
Os termos e expressões da nossalinguagem possuem dois níveis básicos de significação :
A) CONTEXTUAL : sentido definido dentro de um campo de observação menor.
B) BASE : significado padronizado, tradução : EX. Ab nitio. Desde o ovo.
EX. CAVALO Signicado base : animal Signicado contextual : o contexto muda o sentido : Fulano disse que seu vizinho é mal-educado e insulta as pessoas como um cavalo » EX. VELHA Signicado base : pessoaidosa Significado contextual : A frase é uma velha expressao daquela comunidade. 2. PROCESSO DE COMUNICAÇÃO O Que é Comunicação? Comunicação é o processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efetivou. SegundoChiavenato (2000, p. 142), comunicação é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação. Ao conceito de Scanlan (1979, p. 372), a comunicação pode ser definida simplesmente como o processo de se passar informações e entendimentos de uma pessoa para outra. O Processo de Comunicação O processo de comunicação é composto de três etapas subdivididas:REDAÇÃO JURÍDICA APLICADA
4º SEMESTRE
_________________________________
Direito – Patrícia Martinez Almeida
1 - Emissor: é a pessoa que pretende comunicar uma mensagem, pode ser chamada de fonte ou de origem. a) Significado: corresponde à ideia, ao conceito que o emissor deseja comunicar. b) Codificador: é constituído pelo mecanismo vocal para decifrar a mensagem. 2 - Mensagem: é a ideia em que oemissor deseja comunicar. a) Canal: também chamado de veículo, é o espaço situado entre o emissor e o receptor. b) Ruído: é a perturbação dentro do processo de comunicação. 3 - Receptor: é a etapa que recebe a mensagem, a quem é destinada. a) Descodificador: é estabelecido pelo mecanismo auditivo para decifrar a mensagem, para que o receptor a compreenda. b) Compreensão: é o entendimento da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REDAÇÃO JURIDICA
  • Redação jurídica
  • redação juridica
  • Redação Jurídica
  • Redação Jurídica
  • Redação jurídica
  • Redação juridica
  • Redação Juridica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!