Redação forense

Páginas: 16 (3888 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2012
AV2 – REDAÇÃO FORENSE
Fundamentação é a terceira parte do parecer
Maior volume, mais forte de todo parecer, nela que eu faço minha escolha.
Na ementa: coloco minha condução de ser favorável à ...., deve estarde acordo com a fundamentação.
Argumento de oposição: Embora; apesar de (é o mais fácil do direito)
Pensamento indutivo: colocar na argumentação (dados da lei) comocaso concreto, aoinverso fica muito melhor, mais simples e escritadireta para o direito.
Ora => transmite intimidade com seu interlocutor, conector para usar emprincipio de parágrafo e argumentação sempre.
Assim => conector para encerrar o discurso.
Parecer:- ementa- relatório- fundamentação- conclusão- parte autenticativa- fundamentação e conclusão foram dadas no terceiro período.
Conclusão: chamar alei Tipos de argumentação:INICIAR1º. Pró-tese => defesa Texto valorizado, estímulo, palavra melhor que a outra.Inegavelmente (advérbio, expressão de peso) no inicio da tese Tese (defesa) + porque (pois) + e também + alem disso (no mesmoparágrafo, podendo se quiser ponto continuativo) => colocar todos os fatos,construção da fundamentação a favor da sua tese.2º. Senso Comum => consiste noaproveitamento de uma afirmação quegoza de consenso; esta amplamente difundida na sociedade.
É de consenso geral... Todos sabem...A sociedade atual...3º. Oposição => compõe-se da introdução de uma perspectiva oposta aoponto de vista defendido pelo argumentador, admitindo-a como umapossibilidade de conclusão para, depois, apresentar, como argumentodecisório, a perspectiva contraria.Embora fulano... + saiba (verbo no presente do subjuntivo + tesescontraria, + a sua defesa.
FINALIZAR4º. Autoridade => constituído com base nas fontes do Direito e/ou empesquisas cientificas comprovadas.
Segundo Conforme De acordo

Outros tipos e argumentação:Analogia => é aquele que tem como fundamento estabelecer uma relação de semelhança entre elementos presentes tanto no caso concreto analisado quanto emoutros casos já avaliados. Assim como...Causa e efeito => excelente opção para estabelecer nexo causal entrecondutas e resultados, quando se trata de Responsabilidade Civil e de Direito Penal.

ARGUMENTO
Em visada de âmbito geral, assevera-se que o argumento constitui uma espécie de construção verbal – quer seja na modalidade oral, quer seja na modalidade escrita da língua - cuja finalidadeprecípua é a persuasão do auditório (interlocutor, ouvinte, leitor, telespectador, etc) a respeito de uma tese que ocupa o centro de um debate ou de uma polêmica, gerando, portanto, dois partidos contrários. Ao proceder de tal forma, paga-se evidente tributo aos pressupostos da teoria da argumentação perelmaniana, igualmente denominada de Nova Retórica. Isso porque, conforme fazem notar ChaimPerelman e Lucie Olbrechts-Tyteca (1996, p.4), o objeto da teoria da argumentação “é o estudo das técnicas discursivas que permitem provocar ou aumentar a adesão dos espíritos às teses que se lhes apresentam ao assentimento”.
Doravante, à guisa de exemplo, mostrar-se-ão definições outras do conceito em pauta, as quais, ao fim e ao cabo, nunca abdicam de uma espinha dorsal em comum: o argumentoentendido como meio de persuadir. Para Rodriguez (2005, p.89, p.107), os argumentos são vistos como enunciados ou meios linguísticos que levam à persuasão. No entendimento de Olivier Reboul (2004, p.105), são considerados argumentos aquelas proposições destinadas a levar à admissão de outras. Marcus C. Acquaviva, em seu Dicionário Jurídico(2010, p.105), aborda o argumento como “alegação fundada numjuízo de valor, visando comprovar ou refutar uma proposição. Consideração destinada a afirmar ou negar uma tese”. A posição do filósofo italiano Nicola Abbagnano (2000, p.79) é a de que o argumento constitui algo “capaz de captar o assentimento e de induzir à persuasão ou à convicção”. Por derradeiro, Dante Tringali (1988, p.62), munido, a um só tempo, de simplicidade e de rigor, declara que “o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redação forense
  • Redação Forense
  • Redação forense
  • Tipologia textual redação forense
  • Trabalho de redação e linguagem forense
  • Técnica de redação forense
  • Redação forense respostas do caderno aula 1 a 8 da estácio da sá
  • Forense

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!