REDAÇÂO

Páginas: 4 (772 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
|REDAÇÂO

Introdução:
Apresente o tema evite fazer rodeios. É recomendável que a tese seja exposta para direcionar a leitura e mostrar sua linha de raciocínio. Lembre-se de que na dissertaçãoseus argumentos devem ser usados para convencer quem estiver lendo.

Desenvolvimento

Defenda a sua tese apresentando ideias que a justifiquem, de forma consistente, e apresente seus argumentos. Essaparte é importante, por isso coloque tudo da forma mais clara possível para que o leitor compreenda seu ponto de vista. Para deixar organizado, uma dica é reservar um parágrafo para cada argumento,analisando todos os aspectos que você quer abordar.

Conclusão

Retome as ideias expostas na introdução, junto com os principais argumentos que a justificam para confirmar a tese e encerrar odebate. Diferente das outras redações, no Enem é nessa parte que você deve propor a solução ao problema, a partir dos pontos já levantados durante sua redação.
 Revise o texto: 
Agora é hora de corrigira gramática e encontrar outros errinhos na sua redação. Caso tenha dúvida na grafia de alguma palavra, tente substituir por outra expressão. Preste atenção se não existe alguma frase sem sentidoperdida pelo texto e avalie se há coerência entre as ideias.
 Passe o texto a limpo:

 Finalmente, essa é a última etapa da redação. Por isso a importância de preparar seu texto em um rascunho. Respeiteo limite de linhas e não coloque informações fora da área de correção.


 O Brasil é um país tão extraordinário que, às vésperas da comemoração dos seus 500 anos, descobre-se que a validadehistórica de tal celebração é assaz duvidosa. Querelas históricas à parte, é certo que merecemos um balanço de nossa existência, tenha ela os quinhentos anos cabralinos ou não. É certo também que tal balançodeve considerar os imensos contrastes brasileiros, em ordem a decidir qual é a imagem mais pertinente desta terra; se é o éden preconizado pelo ufanista Afonso Celso ou a nova Roma – banhada em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • redação
  • redação
  • Redação
  • redação
  • redaçao
  • Redação
  • Redação
  • redação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!