Red Bull, receita turbinada de marketing

2402 palavras 10 páginas
Red Bull, receita turbinada de marketing - 30/03/2009 - Meio & Mensagem, SP
Veículo: Meio & Mensagem
Seção: Marketing
Data: 30/03/2009
Estado: SP
Para descrever Red Bull já houve quem dissesse que é "o Porsche dos refrigerantes". O produto também ganhou apelidos mais audaciosos, como "cocaína líquida" e "velocidade em lata". Misturado com vodca transformou-se em "Viagra liquido". Tudo isso é muito engraçado porque se trata de Red Bull. O energético mais vendido do mundo quer mais é que falem dele. Aliás, este é um dos pilares do sucesso da marca criada pela engenhosidade de marketing de um austríaco e pelo domínio técnico de dois tailandeses.
A história da bebida começa nos anos 80, quando o vendedor de pasta dental Dietrich Mateschitz decide criar uma empresa com Chaleo Yoovidhya e seu filho Chalerm, que já produziam na Tailândia uma bebida à base de cafeína muito consumida entre caminhoneiros. Na viagem da Ásia para a Áustria, o nome da bebida ganhou tradução literal (Kratin Daeng é o mesmo que Red Bull, ou Touro Vermelho) e fórmula adaptada para um paladar mais europeu. As doses altas de cafeína tornavam-se uma barreira na liberação do produto pela vigilância sanitária.
O impasse inicial que dificultou os negócios (a aprovação para o lançamento demorou três anos) sugeriu, ao mesmo tempo, uma idéia da qual Mateschitz jamais se desvencilharia. O mito em torno do energético - que promete melhoria do desempenho físico e mental - gerou a estratégia engenhosa e definitiva de marketing da marca. Não à toa, seu slogan desde o começo é "Red Bull te dá asas!"
Competindo com pesos-pesados da indústria de bebidas, Red Bull, com seu emblemático logo com dois touros em posição de luta e uma lua cheia ao fundo, enfrenta o mercado mundial com uma estratégia singular. Do quartel-general, em Fuschl am See, vilarejo austríaco de 1,4 mil habitantes vizinho a Salzburg, sai toda a produção, vendida exclusivamente em latas - mais esguias que as convencionais de 250

Relacionados