recursos nao renováveis e renováveis

Páginas: 22 (5441 palavras) Publicado: 21 de março de 2014
Os atuais desafios no gerenciamento dos recursos não renováveis: instrumentos econômicos/legais
Maria Laura Barreto

Este trabalho trata de um dos mais complexos desafios das ciências ambientas; o uso sustentável dos recursos naturais, dentro deste extenso tema analisa um dos instrumentos, o tipo de regime de propriedade e sua relação com as características do recurso natural, na perspectivada melhor opção para que se conservem para as futuras gerações tudo aquilo que é produto da natureza e tem valor para o Homem.
1. Recurso Renovável e não-Renovável: Uma classificação útil?
É bom elucidar que quando se fala em recurso natural, considera-se tanto o recurso renovável como o não-renovável. E que a distinção entre recurso renovável e não-renovável não é mais considerada tão clara,explica DEVLIN & GRAFTON (1998),1 como o foi na década 50, quando se relacionava ao recurso não-renovável à escassez. Ou seja, as características distintivas dos dois conceitos são cada vez são mais imprecisas.
Escassez, rigidez locacional e estocagem eram consideradas características dos recursos não-renováveis, mas nem sempre o são na verdade. O ouro, por exemplo, já foi considerado um recursomineral raro, GAVALDA(1995)2, mas na atualidade, pelo aumento das reservas conhecidas, pelo decréscimo das funções de uso, pelo avanço tecnológico que permite a exploração e rentabilidade de depósitos antes considerados não econômicos e/ ou tecnicamente inviáveis, começa a ser considerado um recurso abundante.
A rigidez locacional é uma característica de grande parte dos recursos não-renováveis,particularmente daqueles, de formação primária. Os de formação secundária, no caso do ouro, os alúvios, colúvios e elúvios, não possuem esta rigidez.
No caso do recurso renovável, este já foi considerado abundante, e hoje, determinados tipos de recursos da flora e fauna, por exemplo, não possuem este atributo. Pode-se dizer que uma das principais preocupações relacionadas com o recurso renovávelé exatamente a escassez e a preservação da qualidade do produto.
Uma das características deste tipo de recurso, o renovável, é por vezes, a mobilidade, como é a fauna, mas os recursos da flora não possuem este atributo.
Define-se duas outras características diferenciadoras. A primeira seria a “reprodutividade” dos recursos renováveis. Este traço diferenciador existe de fato para alguns dosrecursos renováveis, mas por exemplo, para a água e ou ar esta característica perde valor. KAHN (1998)3, os considera parte integrante de uma outra categoria, os “Resource Flows”.
Acerca do conceito de reprodutividade, uma outra consideração necessita de ser feita, é que apesar de o “mineral não dar duas safras”, como é usual dizer, a formação de depósitos e jazidas, é um processo contínuo, o quesignifica que a conseqüência da não reprodutividade, que seria o esgotamento do recurso, não ocorreria caso se usasse o(s) recurso(s) a um ritmo inferior à sua capacidade de formação e “regeneração”. Os minerais se formam, todavia, a um ritmo muito lento, o seu tempo é o geológico não o humano.
Neste ponto do debate necessita-se de entrar com um argumento empírico: se a reprodutividade é acaracterística que garante a abundância e a não-extinção, porquê que são exatamente os recursos reproduzíveis que estão ameaçados de extinção?
É interessante constatar o papel da variável tecnológica no processo de aumento ou diminuição dos estoques dos recursos renováveis e não-renováveis. Caso se compare esta variável para ambos os tipos de recursos pode-se constatar que o impacto é ooposto. No caso dos recursos renováveis o desenvolvimento tecnológico levou a uma velocidade de utilização que colocou em perigo de extinção grande parte das espécies como afirma KAHN (1998). E no não-renovável, a um incremento da extração, e consequentemente, a um aumento das reservas e estoques.
A segunda característica seria a capacidade de geração de serviços ambientais que teriam os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recursos renováveis e não renováveis
  • Recursos renováveis e não renováveis
  • Recursos Renovaveis e nao renovaveis
  • Recursos nao renovaveis e renovaveis
  • Recursos naturais renováveis e não renováveis
  • Recursos naturais renováveis e não renováveis
  • recursos naturais renováveis não renováveis
  • Recursos Naturais Renováveis e não Renováveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!