Recursos humanos

Páginas: 5 (1128 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Faculdade Anhanguera 
 
 
 
_____________________________________________n°_____  
_____________________________________________n°_____  
_____________________________________________n°_____  
_____________________________________________n°_____  
_____________________________________________n°_____  
_____________________________________________n°_____  
 
 
 
 
 
 
 
ATPS- Técnicas e Recrutamento e Seleção 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
São Paulo – SP 
Abril de 2014 
 Ariane Helen Garcia        RA: 7924690940    
 Bruna Ozeda                  RA: 6449307983                      
 Paula Ramos Soares       RA:                    
 Victor Hugo Delfino        RA:6443296056 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ATPS- Técnicas de Recrutamento e Seleção 
Trabalho apresentador como 
requisito de aprovação na 
 disciplina de Técnicas de Recrutamento e Seleção, solicitado 
 pela professora Cinthia . 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Faculdade Anhanguera 
São Paulo – SP 
Abril - 2014 
Quebra de páginaIntrodução 
 
O processo de Recrutamento e Seleção vem ocorrendo há muito tempo. Assim que se iniciou aorganização dos povos é possível notar este sistema. O mesmo era reparado principalmente onde havia a preocupação em escolher as pessoas mais aptas a executar atividades específicas.Com a Revolução Industrial no século XVIII, foi notável a fragmentação de tarefas, alienando o trabalhador do processo de criação e lhe dando uma única execução de trabalho. Com isso, este processo passa a serdeterminado pelas necessidades específicas, fundamentando-se na designação do segmento operacional. Em 1983, Chiavenato efetuou a definição de recrutamento e seleção de candidatos de maneira simples, segundo ele trata-se da “escolha do homem certo para o cargo certo”. O Recrutamento e Seleção passaram por diversos momentos, acompanhando os processos históricos, e hoje é considerado fundamental na culturaorganizacional de uma empresa que busca funcionários portadores de um determinado comportamento adequado a visão e objetivos da mesma. 
Recrutamento 
 
Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga eoferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher. O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização. Exemplos de fontes de recrutamento são:  
Recomendação ou indicação de empregados;  
Ex-empregados;  
Anúncios em jornais ou revistas;  
Sites Corporativos ou de Empregos;  
Escolas e Universidades 
 
  
 
Seleção 
 
A seleção de pessoal faz parte do processo providencial de provisão de pessoal. Vindo logo depois do recrutamento. O  recrutamento e a seleção de pessoas devem ser tomadas como duas fases do mesmo processo. A seleção constitui a escolha do homem certo pra o lugar certo. A seleção busca entre os recrutados aqueles mais adequados aos cargos da empresa. A competência dos empregadosé a condição essencial para a competitividade e sobrevivência da empresa. Logo, saber escolher os colaboradores adequados é prover os meios pra  se vencer as etapas da corrida e assim se distanciar dos concorrentes.  “Recrutamento é uma ferramenta de mão dupla na qual tanto a empresa quanto o candidato podem se conhecer, trocando informações e esclarecendo dúvidas”.   A empresa escolhe o candidatoe é escolhida por ele.   As informações compartilhadas não podem ter ambigüidade.  Devem ser claras e objetivas.  
 

 Meios de recrutamento e seleção 
 

Recrutamento Externo: são os funcionários que virão de fora da empresa. Pessoas que foram atraídos pelas técnicas de recrutamento. Pode ser até funcionários de outras empresas que se envolveram com as propostas apresentadas. ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • recursos humanos
  • Recursos humano
  • Recursos humanos
  • Recursos humanos
  • Recursos humanos
  • Recurso humano
  • Recursos humanos
  • recursos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!