RECURSOS HUMANOS, DEFINIÇAO

Páginas: 21 (5082 palavras) Publicado: 17 de maio de 2014
Este trabalho de caráter preliminar e exploratório analisa as questões relacionadas a Qualidade de Vida no Trabalho em uma escola de idiomas, sob o ponto de vista da gestão da empresa. O principal objetivo do estudo foi destacar a existência do tema proposto mesmo quando não se aborde diretamente Qualidade de Vida no Trabalho, mas através dos critérios existentes na abordagem biopsicossocialrelacionados com as políticas de Recursos Humanos. O método de pesquisa foi estudo de caso, através do modelo de variáveis independentes, representando as ações que a empresa adota. Os dados foram coletados através de entrevista pessoal e estrutural na própria escola situada na cidade de São Paulo.
O fenômeno da globalização e a conseqüente entrada de empresas estrangeiras no Brasil têm levado muitaspessoas a buscarem um segundo idioma como forma de comunicar-se internacionalmente. A predominância do idioma inglês como língua estrangeira originou-se “devido ao grande poderio econômico da Inglaterra no século 19, alavancado pela Revolução Industrial, e a conseqüente expansão do colonialismo britânico, o qual chegou a alcançar uma vasta abrangência geográfica e uma igualmente vastadisseminação da língua inglesa, (...) devido ao poderio político-militar dos EUA a partir da segunda guerra mundial, e à marcante influência econômica e cultural resultante, que acabou por deslocar o francês dos meios diplomáticos e solidificar o inglês na posição de padrão das comunicações internacionais” (Schütz, 2002).
O mundo tem percebido essa necessidade nos diversos campos de atuação, seja econômico,cultural, social ou político.
Destaca-se a dificuldade que as pessoas em geral têm em aprender uma língua estrangeira, pelo nível insuficiente na formação básica, proporcionando uma diversidade de métodos e cursos livres que a cada ano se proliferam pelo país. Hoje, montar um curso de inglês ou abrir uma franquia é investir no próprio negócio. A estrutura organizacional apresenta-se simples, poisa existência de 3 pessoas já viabiliza a abertura de um estabelecimento (Andrade, 1993). Com isso, vê-se um investimento muito pesado em marketing, fazendo com que os interessados em aprender o inglês seduzam-se com promessas que nem sempre se tornam verdadeiras.
Observa-se nos discursos publicitários sempre a existência de qualidade no ensino dos mais variados cursos livres de idiomas, e grandeparte deles destacam seus Recursos Humanos como indicador de qualidade:
“Com uma equipe de professores experientes, a Cultura Inglesa disponibiliza a melhor infra-estrutura para seu aprendizado: material didático apropriado (...)” (Cultura Inglesa).
“(...) saiba que o Berlitz está sempre procurando candidatos qualificados para nossos programas de idiomas e cross-cultural, e para cargos em nossasede administrativa.” (Berlitz)
“(...) nossos professores são uma história a parte. Animados e dinâmicos usam uma linguagem natural, seguindo os padrões de entonação...” (CNA)
Mas o que se tem feito a respeito dos profissionais que se dispõem a ensinar uma língua estrangeira nas questões relativas à Gestão de Pessoas?
O presente estudo pretende responder uma parte dessa pergunta, visto quepouca atenção tem sido dada às profissões relacionadas ao ensino. Será dada uma grande ênfase às questões relacionadas à Qualidade de Vida no Trabalho dos profissionais de ensino de idiomas, com particular atenção aos cursos livres.
Através de uma primeira entrevista com uma pessoa responsável pelo quadro de colaboradores de uma renomada instituição de ensino de idiomas, com ênfase nos cursos deinglês, foi possível estruturar o trabalho. Foram necessários, outros contatos para detalhamento de informações, que ocorreram através da Internet e telefone, num total de aproximadamente 8 horas. O esquema resume as etapas do trabalho:


2. Fundamentação Teórica

2.1. Qualidade de Vida no Trabalho
No contexto organizacional, a Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho depende muito da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RECURSOS HUMANOS, DEFINIÇAO
  • RECURSOS HUMANOS, DEFINIÇAO
  • Definição de recursos humanos
  • Definição de Humano
  • recursos humanos
  • recursos humanos
  • Recursos humano
  • Recursos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!