Recursos humanos com negócio

Páginas: 5 (1231 palavras) Publicado: 2 de maio de 2011
Tema
Estratégia em Recursos Humanso

Título
Recursos Humanos como Negócio

Objetivos

A elaboração de um escopo detalhado, claro e conciso é fundamental para garantir a satisfação do cliente e a eficácia da realização do trabalho materializado e evitar que o projeto passe por caminhos tortuosos. O Escopo pode ser descrito como objetivos a serem alcançados, com uma breve declaração dotrabalho a ser realizado e com uma programação proposta especificando data de início e conclusão das etapas. Um escopo bem definido e bem controlado aumenta significativamente as chances de todos os objetivos do projeto serem alcançados: concluir o projeto dentro do prazo pré-eterminado, respeitando o custo orçado e entregando os produtos do projeto conforme qualidade acordada inicialmente. PalavrasChaves: escopo, gerenciamento do escopo, projeto.

Justificativa
Definir o Escopo do Projeto é uma etapa de vital importância. Se não for feita da forma correta, o projeto estará fadado ao fracasso, uma vez que é o escopo que determina o que irá (e não irá) ser feito/produzido/entregue ao termino do projeto. Um escopo mal-estruturado levará inevitavelmente a falhas de cronograma e de orçamento,uma vez que os problemas decorrentes da má especificação se farão presentes e a equipe terá que achar caminhos alternativos para a execução do projeto. Por fim, um escopo mal definido resulta em um cliente insatisfeito, uma vez que o mesmo pediu X e recebeu Z, levando a uma insatisfação do executivo, do time do projeto e do gerente. O efeito cascata disso pode ser terrível, como uma caça-às-bruxaspara determinar de quem foi a culpa, quando na verdade a culpa foi do escopo mal-definido.
  
Introdução

Com certeza, aqueles profissionais que possuem certo envolvimento com a área de gerenciamento de projetos já ouviram aquela célebre frase: A única certeza que se tem em um projeto é que haverá mudança de escopo e o mesmo terminará fora do prazo e do custo previsto. Então, o que podemosfazer para quebrar este paradigma? Para responder a essa pergunta, desde 1969 uma das mais importantes instituições na área de gerenciamento de projetos, o PMI (Project Management Institute), vêm consolidando e disseminando as melhores práticas de gerenciamento de projetos através da
publicação mais conhecida do Instituto, o PMBOK (Project Management Body of Knowledge Guide).
O PMBOK estrutura oconhecimento em gerenciamento de projetos em 9 áreas: escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos, aquisições e integração. Dentre as áreas de conhecimento, sem dúvida uma das mais importantes para determinação do sucesso de um projeto é o gerenciamento do escopo. Avançar o projeto sem uma boa definição e um bom controle do escopo é um passo largo na direção do seufracasso. Desta forma este artigo vem salientar a importância do gerenciamento do escopo do projeto para o sucesso do mesmo.
Sem uma definição clara do escopo do projeto e controle eficiente do mesmo, poderão ocorrer situações imprevistas relacionadas ao prazo, custo e qualidade, sendo este um problema que poderá trazer prejuízos a empresa e ao cliente.

Desenvolvimento
Escopo é a soma dosprodutos e serviços a serem fornecidos em um projeto. Segundo o Guia PMBOK (2004), o Gerenciamento do Escopo do Projeto é composto de vários processos para garantir que o projeto inclua todo o trabalho exigido, e somente o trabalho exigido, para completar o projeto com sucesso. As finalidades do Gerenciamento do Escopo do Projeto incluem a definição do trabalho necessário para concluir o projeto, servircomo guia (ou ponto de referência) para determinar que trabalho não está incluído (ou não é necessário) no projeto. O escopo é o foco; do projeto. O escopo do projeto difere-se do escopo do produto na medida em que o escopo do projeto define o trabalho necessário para fazer o produto, e o escopo do produto define os recursos (atributos e comportamentos) do produto que está sendo criado
(SOTILLE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de Negócios Estratégico de Recursos Humanos
  • Plano de negocios recursos humanos 3 semestre
  • recursos humanos
  • recursos humanos
  • Recursos humano
  • Recursos humanos
  • Recursos humanos
  • Recursos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!