Recursos humanos - análises

Páginas: 5 (1249 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
1 . Nome da empresa 1: Anglo Gold Ashanti CDS S/A
2. Município na qual está localizada: Nova Lima/MG (Sede Américas), Sabará/MG, Santa Bárbara/MG, Barão de Cocais/MG e Crixás/GO.
3. Ramo de atividade: Extração de ouro e produção de ácido sulfúrico.
4. Número de funcionários: 2500 funcionários próprios e 1900 terceirizados.

1 . Nome da empresa 2: Terramil Construções e Terraplenagem Ltda.2. Município na qual está localizada: Betim/MG.
3. Ramo de atividade: Construção pesada.
4. Número de funcionários: 600 funcionários próprios.

Relações Interpessoais:
Na Anglo Gold Ashanti(AGA), há várias ferramentas de comunicação com os empregados, telefone fixo, celular, e-mail, rádios de comunicação, jornais murais, Windows comunicator e também pessoalmente.
Já na Terramil, os mesmosmodelos de comunicação com os empregados são aplicados, com exceção do jornal mural e o Windows comunicator.
Nas duas empresas entrevistadas, a comunicação interna mais usada e eficaz ainda é o e-mail, que como em qualquer outra empresa, se tornou um documento oficial, com poderes de decisão.
Algumas barreiras identificadas nas empresas foram as distâncias e localizações dos sites de atividades,muitas das vezes o telefone celular não tem um bom sinal por falta de antena de qualidade e consequentemente o acesso à internet também fica comprometida. A Terramil executou obra de implantação da área industrial da Vallourec Sumitomo na cidade de Jeceaba/MG e os empregados tinham de buscar os pontos mais altos dentro da cidade para conseguirem sinal para seus celulares e modens móveis. Na AGA,os rádios de comunicação às fezes falha, dependendo da profundidade em que o empregado se encontra dentro da mina, mas muitas das áreas do subsolo têm telefone fixo instalado.
O feedback é trabalhado com muito respeito dentro da AGA, todos são treinados e desafiados a sempre fazerem um feedback de qualidade, não deixando que as informações fiquem sem o entendimento desejado. Isso tem sido umdiferencial para nós, relatou o entrevistado com entusiasmo. Em contra partida, a Terramil ainda encontra falhas e ruídos nos feedbacks, mas também estão trabalhando para obterem melhorias nesse quesito.
Nas duas empresas a comunicação com público externo é sadia e tratada com muita qualidade, a comunidade tem de ser ouvida, pois só assim saberemos o quanto estamos impactando no meio ambiente dalocalidade concordaram. A Terramil, tem um projeto onde ajuda uma creche em sua cidade sede, a AGA por ser uma empresa multinacional e de porte muito superior, tem muitos projetos com a sociedade, que é gerido pelo setor de relação com as comunidades, formada por pessoas capacitadas para levar à população as informações necessárias sobre quaisquer coisas que estejam acontecendo e impactando acomunidade vizinha.
Ambas as empresas, têm comunicação direta com os seus fornecedores e clientes, através de visitas técnicas e reuniões.
Os canais de comunicação externos se dão através de anúncios e propagandas em jornais, faixas, outdoors, mídia televisiva e de radio, as duas últimas possuem uma abrangência muito grande e com eficácia poderosa.

Análise econômica e social:
Tanto na AGA quanto naTerramil, observamos que os treinamentos de capacitação profissional e desenvolvimento dos empregados é muito sério. A AGA usa um prédio de dois andares inteiros para ser o seu CED (Centro de educação e desenvolvimento), com salas de treinamentos equipadas com aparelhos de som, imagem e mídias digitais, o que facilita em muito o trabalho dos palestrantes e técnicos. Além disso, criou também o CTO(Centro de treinamento operacional), que é formada por empregados que se destacaram em suas atividades e receberam treinamentos mais específicos sobre operação de máquinas e equipamentos específicos da mineração. Estes funcionários se tornaram os ministrantes dos treinamentos para os novos funcionários.
Se uma empresa não tiver uma estratégia em relação ao mercado que opera, certamente ela não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGO
  • PIM ll ANALISE DE RECURSOS HUMANOS
  • ANÁLISE DOS RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO DE PROJETOS
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Análise básica do gerenciamento dos recursos humanos
  • Análise da gestão da qualidade aplicada na área de recursos humanos
  • Análise descritiva da área de recursos humanos da drogaria sena
  • Análise da administração de recursos humanos dos supermercados arco-íris

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!