Recuperação de fraguimentos arbóreo em área urbana p

1604 palavras 7 páginas
Plano de ação do Fragmento Primavera
Fragmento Arbóreo é o que existe do que era uma imensa floresta que cobria o solo da a cidade de Londrina em 21 de agosto de 1929 quando Alberto Loureiro vindo da colônia de Jataí com sua expedição ao chegar no local que hoje é o marco zero e ordenou aos seus empregados para derrubarem árvores e fazer tábuas para construir o primeiro hotel, abrindo uma clareira de 10 alqueires.
Pois o fragmento primavera é um micro pedaço desta floresta localizado na gleba Primavera tendo como proprietário até a data de 18 junho de 1942 o Sr Alfredo Martins Cabeço.

Patrimônio Ambiental Urbano
Os fragmentos podem ser considerados como um patrimônio histórico ambiental urbano eles fazem parte de um contexto chamado passado e nele existe uma simbiose entre local, fatos,paisagens e pessoas principalmente pioneiros que vieram para Londrina embusca de uma vida melhor, escolheram aqui para se fazer história criando sua família e construindo um futuro.
E o presente foi criado pelo passado destas pessoas que compraram suas terras da Companhia Norte do Paraná e desmataram deixando apenas estes fragmentos em sua propriedade,esta simbiose é inseparável quando retratamos o que é história e conservá-los é contribuir para que a história de Londrina fique existindo e perder uma paisagem destes é o mesmo que perder um complemento da história

Antropismo Urbano
O fragmento Primavera teve como o tope do seu antropismo na década de 80 devido a criação da construção do chamado cincos conjuntos, sendo ele próximo ao conjunto Aquilles Stengell.
No ano de 1985 o lado norte do fragmento foi invadido e quase foi dizimado devido ao fato em que os invasores cortavam árvores de pequeno porte para erguer barracos e constantemente o fogo era colocado por eles.
A partir do ano de 2008 a COHAB_LD construiu casas populares envolvendo toda a borda do fragmento e dando origem a Jardim Primavera para atender as famílias que moravam nas

Relacionados