Recuperando partições deletadas e corrigindo sistemas de arq uivos corrompidos

2603 palavras 11 páginas
:. Recuperando partições deletadas e corrigindo sistemas de arquivos corrompidos

Quem nunca perdeu dados importantes por problemas ou descuidos relacionados ao particionamento do HD, nunca reinstalou o sistema por que um vírus apagou a tabela de partições do HD, ou por que o fsck não encontrava o superbloco da partição, que atire a primeira pedra :). Este tutorial ensina a recuperar partições deletadas e recuperar sistemas de arquivos corrompidos, usando as ferramentas disponíveis no Linux. Todo o processo pode ser feito a partir de um live-CD, como o Kurumin.

Fazendo backup e recuperando a MBR e tabela de partições

Ao comprar um novo HD, você precisa primeiro formatá-lo antes de poder instalar qualquer sistema operacional. Existem vários programas de particionamento, como o qtparted, gparted, cfdisk e outros.

Os programas de particionamento salvam o particionamento na tabela de partição, gravada no início do HD. Esta tabela contém informações sobre o início e final de cada partição. Depois do particionamento, vem a formatação de cada partição, onde você pode escolher o sistema de arquivos que será usado em cada uma (ReiserFS, EXT3, FAT, etc.).

Ao instalar o sistema operacional, é gravado mais um componente: o gerenciador de boot, responsável por carregar o sistema durante o boot.

Tanto o gerenciador de boot quanto a tabela de particionamento do HD são salvos no primeiro setor do HD, a famosa trilha MBR, que contém apenas 512 bytes. Destes, 446 bytes são reservados para o setor de boot, enquanto os outros 66 bytes guardam a tabela de partição.

Ao trocar de sistema operacional, você geralmente subscreve a MBR com um novo gerenciador de boot, mas a tabela de particionamento só é modificada ao criar ou deletar partições. Caso por qualquer motivo, os 66 bytes da tabela de particionamento sejam subscritos ou danificados, você perde acesso a todas as partições do HD. O HD fica parecendo vazio, como se tivesse sido completamente apagado.

Para

Relacionados