Recuperacaod e areas degradadas

3013 palavras 13 páginas
Agrofloresta e Agricultura Familiar
Para alimentar o debate sobre sistemas agroflorestais e agricultura familiar, publicamos aqui questões levantadas discutidas pelo agrônomo Jorge Luiz Vivan, durante entrevista para o sítio do CENTRO SABIÁ.
Sabiá: Entendimento sobre os Sistemas Agroflorestais (SAF’s)
Jorge Luiz: Eu entendo que os sistemas Agroflorestais, são uma conseqüência natural da observação e de uma necessidade e, que está mediada por um tipo determinado de organização social. Por exemplo, os sistemas agroflorestais mais complexos e mais duráveis, ao longo da história da humanidade, aconteceram em ilhas tropicais, porque tu tens uma restrição territorial, tu tens um clima favorável, um solo favorável à floresta e não a uma agricultura anual. Na verdade, às pessoas precisavam desenvolver uma tecnologia de conservação de nutrientes e de grande produção de alimentos em um espaço mais reduzido, onde não pode simplesmente avançar a fronteira agrícola. Tu tens que te manter em um espaço. É neste contexto, que gera o sistema agroflorestal.
Eu entendo o sistema agroflorestal como uma forma de agricultura que faz frente a esse tipo de desafio e que teve o seu ápice tecnológico em sociedades que a gente chama de modo tributário. Em um sistema agroflorestal, o objetivo não é um produto de acumulação ou que vai ficar estocado. Tem o produto de estoque, mas tem o produto de alimento. Na verdade, ele é um supermercado sempre aberto. Isso, para determinadas sociedades. A gente vê que os sistemas agroflorestais, desenvolveram-se como sistemas de uso da terra, nesse tipo de contexto. E, é assim que a gente pensa eles, como uma estratégia para sociedades autogestionadas, e menos centralizadas.
Sabiá: Resgatando a História
Jorge Luiz: Quando teve a expansão do mercantilismo, os árabes já faziam essa visita toda pela região do Índico, onde tinham os sistemas agroflorestais, as ilhas, as especiarias. As especiarias eram produtos florestais não madeiráveis, que saiam de

Relacionados