RECUPERA O DE REA DEGRADADA COM SISTEMA AGROFLORESTAL

5047 palavras 21 páginas
861

Recuperação de área degradada com sistema …

RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA COM SISTEMA AGROFLORESTAL
NO VALE DO RIO DOCE, MINAS GERAIS 1
Claudenir Fávero2, Ivana Cristina Lovo 3 e Eduardo de Sá Mendonça 4
RESUMO – O Vale do Rio Doce, MG, apresenta um histórico de ocupação e uso do solo que favorece a degradação ambiental, em que predominam pastagens sob o uso constante de queimadas. Os sistemas agroflorestais têmse mostrado eficientes na recuperação de áreas degradadas. Neste estudo foram avaliados os efeitos de um sistema agroflorestal na recuperação do solo em área degradada por pastagem na comunidade de Ilha Funda,
Município de Periquito, Minas Gerais. A implantação do sistema se deu em 1994 e está sendo conduzido segundo os princípios agroecológicos, potencializando a regeneração natural e a sucessão de espécies. Em 1998, foram coletadas amostras de solo na área em recuperação e em duas áreas adjacentes: uma área degradada, que se encontrava em condições semelhantes às da área em recuperação no início do processo, e outra ocupada por pastagem. Foram determinados atributos químicos do solo e realizada a caracterização da matéria orgânica.
O solo da área em recuperação com sistema agroflorestal mostrou-se em melhores condições do que o solo sob pastagem e o da área degradada, apresentando maior dinâmica do carbono orgânico e maior disponibilidade de nutrientes. Embora o teor de carbono orgânico total apresentado pelo solo sob pastagem tenha sido maior que nas demais condições avaliadas, o solo do sistema agroflorestal já está se igualando ao da pastagem no acúmulo das formas mais estáveis de carbono e apresentando maior dinâmica das frações orgânicas menos estáveis. Este estudo comprovou a eficiência dos sistemas agroflorestais, conduzidos segundo os princípios agroecológicos, na recuperação de áreas degradadas.
Palavras-chave: Agroecologia, regeneração natural e sucessão de espécies.

RECOVERY OF DEGRADED AREAS USING AGROFORESTRY SYSTEMS IN
VALE DO RIO

Relacionados