recuperação de areas degradadas

Páginas: 23 (5511 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS UNIDADE ACADEMICA DE ENGENHARIA AGRICOLA

Maria Aparecida Gonçalves da Rocha






RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO AÇUDE DE BODOCONGÓ

Diagnostico ambiental do açude de Bodocongo


Resumo: O açude de Bodocongó situa-se no semi-árido nordestino, na mesorregiãodo Agreste Paraibano, zona oriental do Planalto da Borborema, na bacia hidrográfica do Médio Paraíba, com latitude sul de 07º 13’ 50” e longitude oeste de 35º 52’ 52”. F oi construído em 1917 na confluência do rio Bodocongó com o rio Caracóis, objetivando aumentar a disponibildade de água para abastecimento deste munícipio, como medida de combater a escassez de água na região, uma vez que o AçudeNovo e o Açude Velho não conseguiam mais suprir as necessidades hidrícas da população. Atualmente vem sofrendo intensas modificações geradas pela a urbanização e desenvolvimento industrial, através da instalação de indústrias e construção de moradias, desta forma vem sofrendo inúmeras agressões, o que é comum em centros urbanos, como por exemplo: desmatamento de matas ciliares,poluição de recursos hídricos, crescimento desordenado de bairros e ocupação de áreas sem planejamento, uso descomedido de água, lançamento de esgotos, alteração da drenagem, erosão, dentre outros; fatos que podem comprometer a sustentabilidade de qualquer ecossistema. Este trabalho teve como objetivo elaborar o Diagnóstico Ambiental da Bacia Hidrográfica do açude Bodocongó CampinaGrande- PB. Os resultados obtidos mostram que água do açude se encontra altamente degradada, devido as atividades antrópicas, em discordância com a Legislação ambiental vigente. Assim faz se necessário o controle de processos de degradação no açude, através do aumente no rigor na fiscalização sobre os efluentes industriais através de monitoramento periódico e educação ambiental com a população quevive próxima ao açude de Bodocongó.
Palavras-chave: Degradação ambiental, açude de Bodocongó e qualidade de água






1. INTRODUÇÃO

Os recursos hídricos no mundo estão sob crescente pressão, pois o crescimento populacional, o aumento das atividades econômicas e a melhoria do padrão de vida conduzem a um aumento na competição e nos conflitos pela água. Uma combinação de desajuste social,de marginalização econômica e da falta de programas de redução da desigualdade social também força as pessoas que estão vivendo em pobreza extrema para a exploração desorganizada dos recursos ambientais, resultando, frequentemente, em impactos negativos.
O elevado grau de urbanização e industrialização produz novos problemas de gerenciamento dos recursos hídricos, isto sugere que osmunicípios devem promover alterações na legislação, investir no controle e em tecnologias para gerenciamento e proteção de recursos hídricos, que é um dos principais desafios à conservação dos mananciais e a preservação das fontes de abastecimento superficiais e/ou subterrânea.
O conhecimento da degradação ambiental permite sugerir com antecipação, obras deproteção que possam reduzir os impactos negativos a que estão submetidos os aglomerados humanos, assim como, medidas emergenciais, ações corretivas para o enfrentamento da situação na eventual ocorrência de desastres naturais.
Adas & Adas (1998) afirmam que a degradação do meio-ambiente está intimamente relacionada ao modelo de desenvolvimento econômico adotado. Logo, estetambém pode ser considerado um fator causal de desastres, pois contribui na formação de situações vulneráveis.
A bacia do Rio Bodocongó vem sendo palco de intensas transformações impulsionadas pela urbanização e desenvolvimento industrial, através da instalação de indústrias e construção de moradias, desta forma vem sofrendo inúmeras agressões, o que é comum em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto recuperação de áreas degradadas
  • recuperação de areas degradadas
  • Recuperação de áreas degradadas
  • recuperação de áreas degradadas
  • Recuperação area degradada
  • Recuperação de Áreas Degradadas
  • Recuperação de áreas degradadas
  • Recuperação de área degradada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!