recuperação de animais em extinção

Páginas: 10 (2360 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Introdução
Se procurarmos uma definição sobre extinção encontraremos a seguinte frase:
“Extinção em biologia e ecologia é o total desaparecimento de espécies, subespécies ou grupos de espécies.”
Mas para o nosso grupo a extinção de uma espécie envolve muito mais do que isso, envolve entender por que essa população está desaparecendo, de que modo está desaparecendo e tentar evitar essedesaparecimento. E é isso que tentaremos demonstrar no nosso trabalho, com dados a respeito das extinções ao redor do planeta, quais as principais causas dessas extinções, como podemos evitá-las, como podemos recuperar os animais quase extintos e até mesmo os já extintos como novas técnicas, sejam elas manuais ou cientificas.
 Desenvolvimento
Para podermos entender os métodos de recuperação dosanimais em extinção, primeiro devemos entender como tudo isso começa, abordando o modo como uma população começa a ser extinta, as causas dessas extinções, o modo de combatê-las e o principal assunto que iremos abordar: A recuperação desses animais em extinção.
Primeiro, demonstraremos como a extinção das espécies toma inicio.
 Declínios e Extinções
Resumindo, o declínio de uma espécie acontecequando ocorrem mais mortes do que nascimentos e mais imigração do que emigração, como também acontece na espécie humana. Se esses fatores se mantiverem durante certo tempo, ocorre então a extinção da espécie.
Em geral, a extinção de uma espécie não ocorre de maneira generalizada, mas sim em locais isolados, porque podem ocorrer incêndios em determinado local e em outro não, por exemplo. E esseincêndio pode vir a destruir o habitat e os recursos dessa área, impedindo a procriação da espécie, que começa a ter um declínio.
As extinções estão cada vez mais aceleradas. É estimado que 100 espécies sejam extintas diariamente, a maioria ainda não catalogada na ciência. Calcula-se que essa aceleração na extinção das espécies tenha ganhado força a partir do séc. XVII, tendo desaparecido cerca de 490espécies animais e 600 de plantas, e que outras 3565 espécies animais e 22137 espécies vegetais estejam ameaçadas de extinção.
Mesmo a extinção das espécies sendo algo natural, ou seja, que ocorre na natureza ano após ano, sabe-se que 75% das extinções foram causadas pelo homem.
Um grupo que é bem estudado são as aves, que retrata dados alarmantes, como que 11% das espécies de aves foramclassificadas como estando em ameaça de extinção, sendo que 168 catalogadas como criticamente em perigo, 235 em perigo e 704 como vulneráveis. Tudo indica que se não serem tomadas medidas adequadas, 400 espécies de aves praticamente desaparecerão nos próximos 100 anos.
Uma das maiores provas da aceleração da extinção é o fato de alguns fungos, espécies consideradas livres da extinção, já estaremameaçadas.
 

Recuperar espécies em risco: uma operação por passos
O primeiro passo seria identificar as espécies que estão mais sujeitas à extinção. Mas deve-se prestar atenção com os declínios, porque tanto uma espécie pode estar em grande número como daqui a pouco se tornar rara.
Então, teria que ser feito à classificação dessa espécie em relação ao risco de extinção. Foram definidos critériospara classificação ser feita: o declínio, a dimensão da área de distribuição da espécie e o tamanho atual da população, esta última sendo divida ainda em Criticamente em Perigo, Em Perigo e Vulnerável.
Em seguida, deveriam ser identificadas as causas do declínio. Para saber os fatores que conduzem uma espécie à extinção e como atuar é preciso haver um profundo conhecimento de biologia e ecologia daespécie em questão.
Os fatores que podem ocasionar o declínio de uma espécie são muitos: a modificação do habitat natural (perda ou degradação) é tida como a causa dominante das extinções. A introdução de espécies é um fator relevante: as espécies exóticas podem predar, competir ou provocar distúrbios nas espécies nativas. O impacto de animais introduzidos está relacionado a 40% das extinções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recuperação de animal em extinção
  • animais em extinção
  • Animais em extinção
  • animais em extinção
  • Animais em Extinção
  • animais em extinção
  • animais em extinção
  • Animais em extinçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!