Recuperação de Áreas Degradadas por Mineração

Páginas: 13 (3191 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2015
1. INTRODUÇÃO

A mineração é uma das atividades econômicas mais importantes do Brasil desde sua época colonial. Mas é também uma das maiores fontes de degradação ambiental, impactando o solo, a fauna, a flora, a atmosfera, os cursos d’água, além da harmonia paisagística. Considerando isso, desde a Constituição Federal de 1988 as mineradoras são obrigadas a recuperarem as áreas em que extraíremminérios.
Existem inúmeras técnicas na literatura que podem ser utilizadas para a recuperação dessas áreas, seja concomitante à exploração da mina ou após o seu fechamento. No entanto, são vários os relatos de acidentes ambientais de grandes proporções, no Brasil e no exterior, causados pelo descaso das mineradoras ou emprego incorreto de técnicas por parte de engenheiros. Segundo a Lei Federalnº 9.605/98, tanto as empresas quanto os responsáveis técnicos podem responder por esses desastres ambientais e suas consequências, nas esferas administrativa, civil e penal.
Sendo assim, é fundamental que engenheiros e técnicos que atuam na área de mineração dominem o conhecimento necessário para a aplicação da legislação em vigor e das normas técnicas, tanto na exploração das minas quanto naposterior (ou concomitante) recuperação dessas áreas exploradas. A tecnologia atual não é capaz de evitar todos os impactos ambientais que as atividades humanas provocam. No entanto, com o emprego das técnicas necessárias, é possível minimizar os danos, proteger recursos ambientais e recuperar áreas que, de outra forma, ficariam degradadas por um longo período.










2. MINERAÇÃO

2.1. Minérios emineração

Denomina-se minério uma rocha constituída de um único ou de um conjunto de minerais que podem ser explorados economicamente. A mineração é o conjunto de processos, atividades e indústrias que permitem a obtenção desses minerais. Na mineração existem duas etapas: a lavra, que é o processo de retirada do minério da jazida, e o beneficiamento, que é o tratamento responsável pelo preparogranulométrico, concentração e purificação dos minérios, com o objetivo de extrair o produto final de interesse da mineradora (BOSCOV, 2008).


Figura 1. Operação de lavra em mina a “céu aberto”.
Fonte: ARGIMAX, 2015.


Figura 2. Beneficiamento de minério.Fonte: COLEGIO SISTEMA, 2015.


2.2. Impactos ambientais

A mineração é um segmento da economia que muito contribui para o desenvolvimento econômico do Brasil e cujo volume de produção cresce a cada ano. Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), no ano de 2014 a produção mineral do país apresentou um crescimento de 7,9% quando comparada a 2013. No entanto, a mineração éresponsável por danos ambientais de grandes proporções, visto que o minério usualmente encontra-se no subsolo. Assim, para expô-lo e removê-lo, é necessário haver a remoção também da cobertura vegetal e do solo, com impactos negativos nos cursos d’água superficiais e subsuperficiais – através da interrupção do fluxo d’água e assoreamento –, na atmosfera e na paisagem natural (POLETO, 2010; DNPM, 2015).
Asmaiores fontes de degradação ambiental originárias da mineração são os resíduos que ela produz. Os principais tipos são os estéreis e os rejeitos. Os estéreis são os materiais escavados e retirados para atingir os veios do minério. Não possuem valor econômico, sendo usualmente dispostos em pilhas. Já os rejeitos são resultantes dos processos de beneficiamento a que são submetidos os minérios, egeralmente são compostos de partículas provenientes da rocha, de água e de outras substâncias adicionadas no processo de beneficiamento (BOSCOV, 2008).


Figura 3. Pilha de estéreis de mineração em Padre Paraíso - MG.
Fonte: AMBIENTE IMAGEM, 2015.

A quantidade de rejeitos gerados no processo de beneficiamento é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recuperação de areas degradadas pela mineração
  • Recuperação de áreas degradadas pela mineração
  • Recuperação de Áreas degradadas pela mineração
  • Recuperação de áreas degradadas pela mineração
  • Recuperação de Área Degradada pela Mineração
  • Recuperação de áreas degradadas pela mineração
  • Recuperação de área degradada pelo efeito da mineração
  • RECUPERAÇÃO DE AREAS DEGRADADAS POR IMPACTOS DE ATIVIDADES DE MINERAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!