Recuperação de áreas degradadas pela mineração

Páginas: 10 (2310 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE UNIDA DA PARAÍBA
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
Trabalho: Recuperação de Áreas Degradadas pela Mineração
PROFESSORA: Lígia Maria de M. Silva

ALEXANDRE J. ALVES S. ROSA
Mat.: 2008.2.002.016

JOÃO PESSOA, PB – JUNHO DE 2012
INTRODUÇÃO

Pode-se considerar que o início da consciência sobre a proteçãodo meio ambiente surgiu no começo dos anos setentas. Naquela época aflorou com nitidez, nos países tecnologicamente mais avançados, a percepção de que o bem-estar social, fruto do desenvolvimento econômico, estava relacionado, em geral, a impactos não desejados sobre os vários ecossistemas. Desde então, os agentes responsáveis por tais impactos começaram a ser discriminados, quando não condenadospor um segmento pensante e emergente dessas sociedades, denominado ambientalista.

O agravamento de tais impactos, muitas vezes com resultados deletérios diretos sobre o organismo humano, teve como conseqüência o envolvimento de outros segmentos da sociedade. Preocupados com o problema, no final da década de 80, cientistas, políticos e empresários do setor industrial, dentre outros, adotam acausa. Todos eles convergiam para a mesma conclusão: a necessidade de uma política global de gestão ambiental que promovesse a sustentabilidade dos ecossistemas, como única solução.

Dados recentes sobre o desempenho ambiental de empresas líderes de dez setores industriais, no Brasil, apontam as indústrias químicas, de papel, celulose e automotivas como as de melhor performance, embora, comoconclusão da própria fonte, os resultados não sejam os melhores. Essa avaliação, efetuada com base em questionário proposto por especialistas dos setores envolvidos, indica que o desenvolvimento sustentável vem se tornando realidade no contexto de cada segmento da indústria, e isso pode ser observado mediante somatório dos escores obtidos para cada item avaliado.

No contexto, a indústria damineração atinge um grau preocupante, o que demonstra a necessidade de séria avaliação de suas relações ambientais.

De maneira geral, o efeito da mineração, faz-se sentir especialmente
:
a) sobre o meio físico ou sobre a fisiografia da região. São efeitos visíveis, detectados a curto prazo, denominados de agudos e afetam:

1) a paisagem (desaparecimento de morros; aterros de depressões;transformações, inclusive por assoreamento de drenagem);
2) o solo (remoção, decapagem e aterro);
3) a vegetação (desflorestamento).

b) sobre a qualidade do meio. Efeitos não-visíveis, detectados a longo prazo.

Esses efeitos são considerados crônicos e sentidos principalmente por:

1) modificação na qualidade da água (efeito na qualidade de recursos hídricos);
2) absorção ou assimilação (cutânea,respiratória ou digestiva) por animais: podem afetar organismos superiores (inclusive o homem);
3) modificações da qualidade do ar (emissão de particulados);
4) modificação do meio físico, inclusive trazendo efeitos a curto, médio e longo prazos sobre o clima local. No caso da Bahia, essa tendência é de favorecer a desertificação.

Dentro desse contexto, a recuperação das áreas mineradas e seumonitoramento aparecem como ferramenta importante para a minimização dos impactos citados e, em alguns casos, podem melhorar a qualidade do ambiente em relação as condições anteriores ao empreendimento mineiro.

A recuperação de determinada área degradada por um determinado empreendimento, neste caso a mineração, pode ser definida como o conjunto de ações necessárias para que a área volte a estarapta para algum uso produtivo em condições de equilíbrio ambiental. Para que seja possível obter-se novo uso da área, é necessário que ela apresente condições de estabilidade física (processos erosivos, movimentos de terrenos) e estabilidade química (a área não deve estar sujeita a reações químicas que possam gerar compostos nocivos à saúde humana e ao ecossistema, drenagens ácidas de pilhas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recuperação de areas degradadas pela mineração
  • Recuperação de Áreas Degradadas por Mineração
  • Recuperação de Áreas degradadas pela mineração
  • Recuperação de áreas degradadas pela mineração
  • Recuperação de Área Degradada pela Mineração
  • Recuperação de áreas degradadas pela mineração
  • Recuperação de área degradada pelo efeito da mineração
  • RECUPERAÇÃO DE AREAS DEGRADADAS POR IMPACTOS DE ATIVIDADES DE MINERAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!