Recuperação de áreas degradadas devido a disposição dos resíduos sólidos urbanos no município de campo novo do parecis-mt

Páginas: 5 (1205 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
[pic]



















































































SUMÁRIO






1- INTRODUÇÃO.............................................................................................05


2-CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DEGRADADA..........................................06


3- ASPECTOS LEGAIS PARA RECUPERAÇÃO DA ÁREA DEGRADADA...08


4 – PLANO DE RECUPERAÇÃO......................................................................09


5 – CONCLUSÃO.............................................................................................10


6 – REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS...........................................................11


































































LISTA DE FIGURAS








FIGURA 01 – ÁREA UTILIZADA PARA DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOSURBANOS.................................................................................................................07

FIGURA 02 – ÁREA DE ESTUDO NECESSITANDO DE RECUPERAÇÃO IMEDIATA...................................................................................................................07

























































INTRODUÇÃO

Hoje em dia com ocrescimento da população, novas culturas, o constante crescimento das empresas, indústrias, e tudo o que está se transformando em nosso redor, são responsáveis pela transformação da natureza.
Com a grande demanda de lixo produzido pela população em proporções cada vez maiores, a destinação adequada dos resíduos vai ficando cada vez mais esquecida, e com isso a qualidade ambiental fica adesejar.
Diante disso observa-se que a maioria dos municípios utiliza o famoso “Aterro Sanitário” que é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, ou dejetos sólidos retirados do esgoto. Sua cobertura é constituída por um sistema de drenagemde águas pluviais, que não permita a infiltração de águas de chuva para o interior do aterro, só que a destinação final do lixo produzido pela população em um local apropriado poucos municípios possuem.
A área em estudo se enquadra nesta questão, devido a destinação dos resíduos urbanos produzido pela população do município de Campo Novo do Parecis também ser descartado em aterrosanitário (Lixão).
O presente trabalho foi realizado no município de Campo Novo do Parecis – MT, à 384 Km da capital Cuiabá, onde o aterro localiza-se há aproximadamente 15 km do centro da cidade, na rodovia MT-235, e devido a isso a área é de grande importância para o município, pois aos redores da mesma se encontram várias empresas de alimentos e de outros produtos, sendo assim umambiente de grande preocupação para os ambientalistas, pois a ação deste aterro pode prejudicar as indústrias em questão, devido a emissão de gases, dentre outros fatores.













2. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DEGRADADA

O aterro sanitário é utilizado para a disposição de resíduos sólidos urbanos, originados de atividades domésticas ou industriais comuns e resíduos deserviço de saúde.
Na área em questão observou-se que ocorrem alguns impactos ambientais como:
- Poluição atmosférica por gases;
- Degradação do ambiente pela proliferação de vetores;
- Poluição hídrica devido à quantidade de chorume.


De acordo com algumas informações obtidas junto à Prefeitura Municipal, já existe um plano...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!