Recuperação da mata ciliar do rio catolé, itapetinga-ba

Páginas: 9 (2208 palavras) Publicado: 8 de maio de 2013
CATOLÉ
RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR DO RIO CATOLÉ NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA

Mateus Santos Brito1, Mel Reis Loureiro1, Paulo Henrique Rodrigues Brito1, Túlio Paiva Chaves1

1Graduandos em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); mateusbrito8@hotmail.com, mel_loureiro@hotmail.com, phrb-03@hotmail.com, bio_tulio@yahoo.com.br


INTRODUÇÃO

Autilização dos recursos naturais pelo ser humano vem sendo bastante questionada. Tanto no meio científico quanto entre a população em geral, é crescente a idéia de conservação dos ecossistemas naturais e de recuperação dos ecossistemas degradados pelo homem.
As florestas nativas, representadas por diferentes biomas, são importantes ecossistemas que há séculos são explorados de forma descontrolada.Esse processo de eliminação das florestas resultou num conjunto de problemas ambientais, como a extinção de várias espécies da fauna e flora, mudanças climáticas locais, erosão dos solos, eutrofização e assoreamento dos cursos d’água. Nesse panorama, as matas ciliares não escaparam da destruição e também vêm sendo alvo de degradação. Basta considerar que muitas cidades foram formadas às margensdos rios, eliminando todo tipo de vegetação ciliar. Muitas delas hoje sofrem com constantes inundações, poluição, doenças e modificação da paisagem, efeitos negativos desses atos depredatórios.
De acordo com Martins (2001), além do processo de urbanização, as matas ciliares sofrem pressão antrópica também por uma série de fatores. São áreas diretamente afetadas por construção dehidrelétricas, abertura de estradas em regiões com topografia acidentada e implantação de culturas agrícolas e de pastagem.
As matas ciliares atuam como barreira física, regulando os processos de troca entre os ecossistemas terrestres e aquáticos e desenvolvendo condições propícias à infiltração (Kageyama 1986, Lima 1989). Sua presença reduz significativamente a possibilidade de contaminação dos cursosd’água por sedimentos, resíduos de adubos e defensivos agrícolas, conduzidos pelo escoamento superficial da água no terreno. São importantes também como corredores ecológicos, ligando fragmentos florestais e, portanto, facilitando o deslocamento da fauna e o fluxo gênico entre as populações de espécies animais e vegetais. Além disso, a ausência das sombras geradas pelas matas ciliares altera atemperatura da água, principalmente no verão. As margens sombreadas são locais habitados por microorganismos, peixes e outros organismos aquáticos. A redução ou o desaparecimento dessas espécies causa um desequilíbrio ecológico e a perda da diversidade da fauna aquática.
Pela sua extrema importância ecológica, as matas ciliares são consideradas Áreas de Preservação Permanente e são protegidaspelo Código Florestal (Lei Federal 4771/65) que estabelece regras para sua amplitude mínima de acordo com a largura dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes.
O Rio Catolé possui sua nascente na região do município de Barra do Choça, cortando a cidade de Itapetinga e desaguando no Rio Pardo. As regiões que circundam essa bacia apresentam um conjunto de serras bastante significativas e nocentro uma grande área deprimida e plana, caracterizado pelo planalto de Vitória da Conquista, que facilita o escoamento do sistema de drenagem do Rio catolé, portanto é uma área que envia água para depressão de Itapetinga e Itabuna tendo como principal a Bacia do Rio Pardo, com conjuntos de ramificações de bacias menores.
Esse rio trata-se de uma drenagem urbana que corta o município deItapetinga, e em função disso todo esgotamento é lançado no sistema fluvial. Seu nível de água está diminuindo cada vez mais em decorrência do processo de sedimentação, que dá origem a muitos bancos de areia situados no decorrer do rio (Souza et al. 2008). Esse fato se agrava em decorrência do desmatamento da mata ciliar, que protege o leito do rio. Quando essa mata ciliar é devastada a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recuperação da mata ciliar do rio uraim
  • Recuperação da Mata Ciliar
  • Projeto de recuperação de mata ciliar
  • Recuperação de matas ciliares
  • Recuperação de matas ciliares e nascentes
  • Plano de recuperação de mata ciliar
  • Recuperação da mata ciliar do rio itapecuru projeto piloto de codó-ma
  • Preservação da mata ciliar e rios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!