RECUPERÇÃO PÓS-ANESTÉSICA-RPA

Páginas: 5 (1243 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA – RPA
PLANEJAMENTO
A sala de recuperação pós-anestésica é a área que se destina á permanência do paciente logo após o término do ato anestésico. Neste local o paciente fica sob os cuidados das equipes de enfermagem e médica, especialmente, o anestesista.
Segundo ELTRINGHAM (1986), o RPA e definido como um setor do Centro Cirúrgico onde são dispensados cuidadosintensivos após anestesia e cirurgia. Nesta sala, onde o tempo de permanência do paciente varia, em média, de 1 a 6 horas, a assistência prestada pela equipe de saúde tem como finalidade:
1. Oferecer suporte ao paciente na faz de recuperação da anestesia, até que os reflexos protetores estejam presentes, os sinais vitais voltem á normalidade e seja recuperada a consciência;
2. Prevenir ou tratarpossíveis complicações resultantes do ato anestésico ou cirúrgico;
3. Estabelecer medidas para aliviar a dor pós-operatória;
4. Proporcionar ao paciente atendimento seguro, em se tratando de um local provido de recursos materiais específicos e humanos, preparados para a prestação da assistência neste período, considerado crítico.
LOCALIZAÇÃO
A sala de RPA deve estar instalada dentro da Unidade deCentro Cirúrgico ou nas suas proximidades, de modo a favorecer o transporte fácil do paciente anestesiado para este local, assim como o seu rápido retorno a sala de operação, na vigência de uma reintervenção cirúrgica. Esta localização possibilita também, o livre acesso dos componentes da equipe cirúrgica.
ESTRUTURA FÍSICA
O planejamento da planta física do RPA deve ser feito de modo a permitir avisão e a observação constante e todos os pacientes pelas equipes médica e de enfermagem, sendo o estilo “aberto” o que melhor atende a esses quesitos.
O ministério da saúde preconiza a existência de uma sala de RPA, cujo número de leitos deve estar relacionado com os tipos de cirurgias realizadas. De modo geral, são estimados dois leitos por sala cirúrgica.
ORGANIZAÇÃO DA SALA DE RPA: RECURSOSHUMANOS
A assistência ao paciente no RPA esta sob a responsabilidade das equipes de enfermagem e medica. A equipe de enfermagem compõe-se de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, e a médica, de médicos e anestesiologistas.
O enfermeiro como líder da equipe de enfermagem, deve possuir conhecimentos e habilidades para prestar assistência pós-anestésica e operatória á pacientessubmetidos a diferentes tipos de cirurgia e em uso de aparelhos de ventilação mecânica e, ainda, atuar com presteza nas situações emergenciais. Competem-lhe também, o treinamento e a supervisão constantes dos demais componentes desta equipe, tendo em vista a qualidade da assistência de enfermagem, que é fundamental a segurando do paciente pós-operado.
Para o calculo do pessoal necessário á prestação deassistência nesse setor, DRAIN; SHIPLEY (1981) estimam dois enfermeiros para cinco leitos; ELTRINGHAM et al. (1986) afirmam que e ideal a relação de um enfermeiro para cada paciente, considerando que “a segurança e a tônica dos cuidados”. Na realidade brasileira, relação enfermeiro-paciente não corresponde às estimativas destacadas anteriormente, na maioria das instituições. Porem observa-se quegeralmente, há um enfermeiro responsável pela sala de RPA, que supervisiona a assistência prestada pelos demais componentes a equipe de enfermagem e atua, em conjunto com a equipe médica, naquelas situações que se fizerem necessárias.
ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE NA SALA DE RPA
O período de recuperação pós-anestésica e considerado crítico. O paciente necessita de vigilância contínua dasequipes médica e de enfermagem que atuam no setor, pois, além de ter recebido drogas anestésicas, foi submetido as agressões impostas pelo ato cirúrgico.
A maior incidência de complicações anestésica ou pós-operatória imediata acontece neste período, sendo mais freqüente aquelas de origem respiratória ou circulatória.
Devido ao fato de o paciente estar bastante vulnerável neste período, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Complicações na recuperação pós anestésica
  • Sala de recuperação pós anestésica
  • Unidade de recuperação pós anestésica
  • recuperçao
  • Cuidados na rpa
  • Protocolo de RPA
  • Recuperção de biologia
  • Complicações Anestesicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!