Recumo

389 palavras 2 páginas
Faculdade de Pará de Minas
Curso Ciências Contábeis
Disciplina: Método de Ensino e Pesquisa
Professor: Geraldo F. Fonte BoaJuliana Paulino Vales
Resumo
“O prazer da Leitura”- Rubem Alves
O autor começa por dizer que Alfabetizar é ensinar a ler, em seguida diz que o Alfabeto é um conjunto de letras de uma língua, colocadas em ordem.
Ele continua dizendo que aprende-se a ler aprendendo-se as letras do Alfabeto, primeiro as letras, depois juntando as letras, as sílabas que por último aparecem as palavras. Em seguida diz que a aprendizagem da música é juntar as notas, isto é, verdadeiro também sobre aprender a ler. Tudo começa quando a criança fica fascinada com as coisas maravilhosas que moram dentro do livro. São as letras, as sílabas e as palavras que fascinam. A aprendizagem da leitura começa antes da aprendizagem das letras: quando alguém lê e a criança escuta com prazer.
Ele ainda diz que todo o texto é uma partitura musical, que as palavras são as notas. Se aquele que lê é um artista, se ele domina a técnica, se ele desliza sobre as palavras, se ele está possuído pelo texto e que a beleza acontece. Ele termina o texto dizendo que acontecerá com a leitura o mesmo que acontece com a música depois de termos sido tocados pela sua beleza, é impossível esquecer. A leitura é uma droga perigosa: vicia… e que se os jovens não gostam de ler a culpa não é deles, que foram forçados a aprender tantas coisas sobre os textos e que a gramática, usos da partícula “se”, dígrafos, encontros consonantais, análise sintática – que não houve tempo para serem iniciados na única coisa que importa: a beleza musical do texto. E a missão do professor? Acho que as escolas só terão realizado a sua missão se forem capazes de desenvolver nos alunos o prazer da leitura. O prazer da leitura é o pressuposto de tudo o mais. Quem gosta de ler tem nas mãos as chaves do mundo. Mas o que vejo a acontecer é o contrário. São raríssimos os casos de amor à leitura desenvolvido nas aulas de

Relacionados

  • Arquitetura
    13495 palavras | 54 páginas