Recrutamento

Páginas: 16 (3935 palavras) Publicado: 1 de maio de 2015
2 - desenvolvimento
2.1 - RECRUTAMENTO
O recrutamento é a forma utilizada para atrair e localizar candidatos que possuam o perfil adequado ao cargo que necessita ser preenchido. “As atividades de recrutamento de uma devem ser altamente estimuladoras, no sentido de fazer com que potenciais candidatos queiram, realmente, ingressar na organização” (BULGACOV, 2006, p. 337).
O recrutamento é umprocesso organizacional que “convida” as pessoas que se encontram no mercado de mão de obra para participarem de um processo de seleção da empresa, tendo como finalidade atrair um número satisfatório e adequado à organização, de profissionais necessários para uma futura ocupação de um cargo, função na empresa.
Segundo Ribeiro (2005, p. 52), “recrutamento trata-se de um trabalho de pesquisa junto àsfontes capazes de oferecer à organização um número suficiente de pessoas”. Muitas organizações não despendem muita atenção e cuidado no processo de recrutamento e seleção de pessoal, tendo depois que suportar problemas significantes no futuro da organização. Tais como contratar funcionários que não iram surpreender a empresa como ela queria e com isso ocasionar despesas a organização.“Recrutamento é a etapa inicial do processo de busca e atração de mão de obra para a organização, procurando prover o número adequado de candidatos para as posições em aberto” (TOLEDO; MILIONE, 1983 apud PONTES, 1996, p. 81).
Recrutamento é meio de encontrar e atrair candidatos para as posições abertas na organização. É também uma atividade de ligação que põe em contato os que têm cargos a preencher comaqueles que procuram cargos. Quanto mais candidatos houver, maior a chance do recrutador encontrar uma pessoa que seja mais bem qualificada para os requisitos do cargo.
Todo o processo de recrutamento de pessoal tem início a partir de uma necessidade interna da organização, no que tange à contratação de novos profissionais. Essa necessidade, como vimos, origina-se por motivos diversos, é expressa ouemitida formalmente pelo requisitante da área através de uma requisição de pessoal. Em linhas gerais, o recrutamento de pessoal segue um fluxo predeterminado pela própria organização.
Contudo, recrutamento é um processo de atrair um conjunto de candidatos para um particular cargo que esteja disponível na organização. Ele deve anunciar a disponibilidade do cargo no mercado e atrair candidatosqualificados para disputá-lo. O mercado do qual a organização tenta buscar os candidatos pode ser externo, interno ou misto (CHIAVENATO, 2006).
Segundo Chiavenato, recrutamento pode ser dividido em três formas que são: recrutamento interno, externo e misto.
2.2 - RECRUTAMENTO INTERNO
O primeiro passo para o recrutamento interno é a procura de pessoal dentro da empresa, assim aproveita e daoportunidade aos funcionários que existente na organização. Bohlander, Scott e Sherman (2005, p. 76) relatam que o preenchimento de determinada vaga por alguém de dentro da empresa dependerá da disponibilidade do pessoal, das políticas da gestão de pessoas e dos requisitos a serem preenchidos.
O recrutamento interno exige uma série de dados e informações relacionadas, como: resultado dos testes de seleção,resultado das avaliações de desempenho, resultado dos programas de treinamento e aperfeiçoamento, exame das análises e discrições de cargos, exames dos planos de carreiras e verificação das condições de promoção e substituição (CHIAVENATO, 1981).
Tem com uma das vantagens a forma mais rápida de recrutar, com custo mais baixo para o recrutamento, seleção e treinamento do pessoal, pois já conheceo desempenho dos funcionários, criando um clima sadio de progresso profissional, aumentando a moral e a motivação dos mesmos, desenvolve uma competição sadia entre as pessoas. Segundo Chiavenato (2006) o recrutamento interno aproveita melhor o potencial humano das organizações, motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários, incentiva a permanência e fidelidade dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • recrutamento
  • Recrutamento
  • Recrutamento
  • recrutamento
  • Recrutamento
  • recrutamento
  • recrutamento
  • Recrutamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!