Recrutamento e seleção

Páginas: 6 (1451 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

As pessoas são os únicos elementos diferenciados de uma organização. Pessoas excepcionais podem fazer funcionar bem uma organização precária. Pessoas desmotivadas ou incompetentes podem anular a mais perfeita organização Lacombe (2005, p.16).
E tendo em vista a importância que as pessoas são para a organização, é de fundamental importância que as mesmas sejam administradas,diferentemente do que ocorria no passado, quando o foco recaía apenas na tecnologia, produto ou processo, mercados protegidos ou regulamentados, isto é, no acesso a recursos financeiros e economias de escala. Lacombe (2005).
Segundo Chiavenato (2005, p. 34), o século XX trouxe grandes mudanças e transformações que influenciaram poderosamente as organizações, sua administração e seu comportamento. Váriossão os fatores que contribuem para isso: mudanças econômicas, tecnológicas, sociais, culturais, legais, políticas, demográficas e ecológicas. E numa época em que a informação é disponibilizada para todos em tempo real, as organizações só conseguirão sobreviver, se souberem usar estas informações de uma maneira que possibilite tomar decisões acertadas.
As empresas tentam de todas as formasconquistar vantagens competitivas através de um diferencial em sua administração, por exemplo, o que na atualidade só é possível através de pessoas. São as pessoas que podem propiciar um diferencial nos produtos e serviços oferecidos às empresas e é através dos recursos humanos que as empresas serão capazes de colocar no mercado produtos e serviços suficientemente competitivos.Com a observação dessefato, surge a necessidade de estudos mais detalhados sobre recursos humanos; por ser uma área muito abrangente, o enfoque neste trabalho está no recrutamento e seleção, pois, através desses processos que os candidatos ingressam nas empresas e se tornam funcionários

Recrutamento e Seleção
A cada dia que passa as organizações estão ficando cada vez mais rigorosas no processo de escolha decandidatos para as vagas oferecidas pela mesma, esse procedimento é constituído por fases que vão desde o planejamento até a seleção de pessoal, passando ainda pelo recrutamento. Para que se entenda o momento da seleção, o mais importante do processo, faz-se necessário o entendimento do que é o recrutamento, sobre ele Marras diz:
Recrutamento de pessoal é uma atividade de responsabilidade do sistema deARH que tem por finalidade a captação de recursos humanos interna e externamente à organização objetivando municiar o subsistema de seleção de pessoal no seu atendimento aos clientes internos da empresa (MARRAS,2000)
Conforme Chiavenato (2005), o recrutamento é o processo pelo qual a organização atrai candidatos, para preencher seu processo seletivo. Para que este processo tenha sucesso, éimportante que a organização divulgue as oportunidades de emprego, e conseqüentemente, atraia os candidatos para o processo seletivo, pois se houver a divulgação, mais o mesmo não conseguir atrair candidatos, o processo é considerado falho.
Segundo França (2007), quando há uma variedade intelectual, as chances de a empresa encontrar o perfil ideal para o preenchimento da vaga, aumentam, caso contrário, orecrutamento não atinge o seu objetivo.
Segundo Marras (2000) “fontes de recrutamento são as instâncias que devem ser exploradas na busca de recursos humanos para abastecer o processo seletivo da empresa”. As fontes dividem-se em interna e externa. O interno é aquele que busca dentro da própria empresa pessoas para assumir determinado cargo, utilizando como divulgação os cartazes, intranet ememorandos com as características exigidas pelo cargo. O externo é aquele que busca no mercado de trabalho suprir uma necessidade da empresa no quadro de efetivos. Esse tipo de recrutamento demanda tempo e custos.
Mais, além do recrutamento interno e externo, existe um outro tipo de recrutamento, o recrutamento misto, que na visão de Chiavenato (2006), o recrutamento é misto quando a organização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleçao
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleçao
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!