Recrutamento e seleção

Páginas: 5 (1095 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
Recrutamento

Ao falarmos sobre recrutamento, imediatamente podemos pensar na busca de mão-de-obra à empresa, por meio de diferentes formas. No entanto, este é apenas o começo dos caminhos decisivos de uma organização para a contratação de pessoal, especialmente quando a mesma tem uma postura institucional de valorização de recursos humanos.
Dentre as técnicas usuais, CHIAVENATO (2002) propõetrês modalidades de recrutamento: interno (aquele que envolve funcionários da empresa), externo (captação no e busca de novos candidatos no mercado) e misto (captação de pessoal interno e externo), assim destacando – se a coexistência de vantagens e desvantagens em cada um destes processos. A despeito disso, AQUINO (1996) citam como vantagens de uns dos processos de recrutamento no caso oexterno:
• A criação de novas idéias e melhoramentos.
• Aumento do nível de conhecimento e habilidades não disponíveis na organização atual.
• Redução de custos de desenvolvimento de pessoal.
Em contrapartida, as desvantagens de um processo de recrutamento interno podem muitas das vezes trazer problemas para a organização como:
• Tempo maior na adequação do empregado a organização.
• Diminuiçãodo engajamento dos empregados antigos por se sentirem desvalorizados.

Tipos de Recrutamento

Conforme já descrito, existem três processos para recrutarmos talentos que estão no mercado ou muitas das vezes dentro da própria organização, para isso precisamos definir qual o tipo de recrutamento iremos utilizar sendo que muitas das vezes para se ter uma melhor eficiência no processo utilizamostodos integrados.
Quanto ao recrutamento interno, os pesquisadores referem os seguintes aspectos: sobre esse processo onde é a fonte mais próxima e rápida; pois se tem menores custos de recrutamento, seleção e treinamento do pessoal, já que o desempenho anterior do funcionário é conhecido; estimulando a preparação para promoção, criando um clima sadio de progresso profissional e aumentando amotivação dos funcionários. Por outro lado, pode causar conflito de interesses, reduzindo as fontes de criatividade e melhorias do trabalho (AQUINO, 1996).
Em uma posição mediadora, CHIAVENATO (2002) menciona que dificilmente é realizado apenas o recrutamento externo ou interno; ambos se complementam e se completam. Por isso, em face das vantagens e desvantagens dos recrutamentos externos e internos, umasolução eclética seria o “recrutamento misto” que dá o parecer de estar à frente na preferência da maioria das empresas, pois permite abordar fontes internas e externas, obtendo maior probabilidade de sucesso nas etapas de seleção.
Além destas habituais técnicas, hoje, existe a terceirização deste serviço como as agências de recrutamento e seleção e o universo virtual, amparado pelo aumento dossites de recrutamento via internet conhecidos como “headhunters” e conseqüente proliferação de novas oportunidades de negócio para inúmeras organizações, entidades e parceiros. Embora as opiniões sejam divergentes e muitas empresas permaneçam utilizando as técnicas tradicionais há indicativos que apontam para a chegada da supremacia da terceirização e, principalmente, dos recursos on-line, pelaagilização do processo e baixo custo às organizações (GONTIJO, 2005).
Sob este prisma, BARBOSA (2005) destaca que, não sendo bem conduzido este processo, existe um aumento significativo em falhas na escolha do candidato mais adequado a cada cargo, gerando dificuldades desde o período de experiência até a antecipação da demissão do funcionário. Nesse sentido, percebe-se como fundamental que osobjetivos do recrutamento e seleção possam estar alinhados às políticas e práticas que identifiquem o modelo de gestão da organização a que se refere, levando em consideração os aspectos que revelam sua cultura, missão, visão e valores.

Seleção

Visto que tudo dentro de uma organização é conseqüência de uma determinada ordem de processos que entre si se relacionam, a etapa que falaremos seria a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleçao
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleçao
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!