Recrutamento e Seleção

Páginas: 8 (1924 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Introdução
Um dos principais desafios encontrados por gestores de RH no Brasil é a falta de mão de obra para ocupar as vagas em aberto. Além disso, esses profissionais também precisam se preocupar em atrair toda a diversidade de gerações de jovens. Os procedimentos de recrutamento e seleção precisam ser eficazes para atender as demandas de crescimento e expansão das organizações.
Recrutar eselecionar colaboradores com eficácia faz parte do gerenciamento estratégico das organizações, contribuindo com metas de crescimento e desenvolvimento.
Objetivos do recrutamento

O objetivo do recrutamento consiste em atrair candidatos e, para que seja eficaz, deverá faze-lo em número suficiente para fornecer o processo de seleção e assim permitir que este funcione.
Trata-se pois de um "Sistemade Informação" que visa a divulgação de ofertas de oportunidades de emprego ao mercado de Recursos Humanos.
Mas, antes da divulgação e antes do recurso ao mercado de trabalho, ou seja, antes de proceder ao recrutamento propriamente dito, é necessário efetuar um planejamento das "Necessidade Presente e Futuras de Recursos Humanos na organização".
 Chiavenato.


Tipos de recrutamento:Recrutamento Interno:

Quando Existe um cargo para o  qual  é necessário efetuar Recrutamento, a prioridade para o seu preenchimento recai sobre os colaboradores da empresa efetuando-se promoções (Movimentação Vertical), Transferências (Movimentação Horizontal) ou transferências com promoção (Movimentação Diagonal). Desta forma, o recrutamento interno realiza-se mediante: a) Um sistema de informaçãoacerca dos cargos disponíveis através de notas de serviço e /ou do jornal da empresa; b) Verificação dos ficheiros da empresa procedendo-se a uma triagem tendo por base as informações disponíveis e os critérios de seleção; c) Existência de um plano de carreira.
O Concurso Interno trata-se de dar a conhecer aos colaboradores da empesa o cargo vago, por meio me anúncios nos painéis informativos ouna internet, convidando-os a candidatar-se dentro de um prazo estipulado. Os candidatos interessados deverão ser entrevistados e investigados em relação a sua motivação para a candidatura.Deverão também receber feedback acerca do seu grau de ajustamento ao cargo.

Vantagens do Recrutamento Interno: O Recrutamento Interno apresenta as seguintes vantagens:
* É mais econômico em termos de tempo edinheiro comparativamente com recrutamento externo.
* É mais provável escolher o candidato adequado.
* Aumenta a motivação dos colaboradores.

Desvantagens do Recrutamento Interno: As desvantagens do recrutamento interno são as seguintes:
* Pode gerir conflitos de interesses entre colaboradores com os mesmos interesses e nas mesmas condições.
* Existe a necessidade de gestão das expectativasfrustradas dos candidatos excluídos.
* Pode gerar desvalorização da autoridade dos colaboradores promovidos visto existir familiaridade entre ambas as partes.

Recrutamento Externo:

O recrutamento externo realiza-se quando se pretende preencher o cargo vago com candidatos externos a organização, sendo estes atraídos pelas técnicas de recrutamento. Trata-se portando de uma procura decandidatos no mercado de trabalho.
A procura no mercado requer a definição a prioridade da estratégia a seguir, estando esta dependente de duas variáveis  que função se pretende preencher e que vantagens desvantagens pode trazer para a empresa a sua identificação como empregadora.

Vantagens do Recrutamento Externo: O Recrutamento externo apresenta vantagens como:
*Ingresso de "sangue novo" naorganização, trazendo novas formas de pensar que permitem alargar as competências existentes.
*Os custos sao menores do que com a formação dos colaboradores.
*A imagem da empresa como empregadora é reforçada.


Desvantagens do Recrutamento Externo: As desvantagens do recrutamento externo são as seguintes:
*É mais dispendioso em tempo e em custos comparativamente ao recrutamento interno.
*O nível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleçao
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleçao
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!