Recrutamento e seleção

Páginas: 7 (1598 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
O processo de transformações econômicas no mundo moderno, tem influenciado na praticas de recrutamento e seleção .
O curso da evolução do recrutamento e seleção se entrelaça com a história do trabalho. Podemos dizer que recrutar e selecionar pessoas são praticas tão antigas quanto a organização social dos povos,tanto no mundo antigo quanto na idade moderna, não havendo critérios apurados deescolha, nem mesmo geográficos.
A partir do século XVIII, com o advento da Revolução Industrial,criou a necessidade de se desenvolverem estudos sobre o funcionamento interno, as oscilações e as tendências dessas novas organizações, e se pensar a sistematização de mecanismos que possibilitassem promover maior eficiência e produtividade.Assim, o processo de recrutamento de recrutamento e seleção ,foi baseando-se na qualificação e na especialização do segmento operacional da industria em questão.
Uma linha de pensamento é representada,nos E.U.A por Frederick Winslaw Taylor(1856-1915)Taylor,a partir da critica dos processos administrativos em curso,discute a pratica das organizações não só do ponto de vista de sua operacionalização,como também de seus “recursos humanos”.Afirma ele “nopassado a idéia predominante era expressa nesta frase:os chefes das industrias nascem,não se fazem”,no recrutamento Taylor afirma”nunca se mostrou tão intensa,como atualmente,a procura de homens melhores e mais capazes,desde os diretores de grandes companhias até simples serventes,em relação a seleção de pessoal inclui 4 princípios da administração cientifica.
1º-desenvolvimento da ciência2º-seleção cientifica do trabalhador
3º-instruções e treinamentos científicos
4º-cooperação cordial entre direção e trabalhadores
Outra contribuição da teoria clássica foi Jules Henri Fayol(1841-1925)conforme Fayol recrutamento consiste na obtenção dos agentes necessários à constituição do corpo social,ressaltava pontos cruciais que geravam estudos e novas perspectivas da administração até hojeexploradas.
A nova ordem econômica mundial imposta pela globalização vem modificando,como que um efeito dominó,as relações do mundo do trabalho,desde as competências essenciais das organizações até o perfil do profissional,os objetivos,as técnicas e as aplicações dos processos de recrutamento e seleção,atualmente,a competitividade sobrepõe-se à eficiência:não basta mais produzir da melhor formapossível,é preciso estar em constante sintonia com as inovações,preocupação com a satisfação do cliente externo é eqüitativa com a do cliente interno.
Podemos conceituar competências vinculado as idéias de ação e resultado,seguindo esse raciocínio,a competência esta relacionada com o desempenho,com o comportamento qualidade de desempenho.
Outra abordagem bastante conhecida e oCHA(conjunto,habilidades e atitudes)necessárias para que a pessoa desenvolve suas atribuições e responsabilidades.
Compentêcia é um atributo que se aplica a pessoas ou a organizações,em função de sua capacidade de realizar algo em conformidade,requerendo a mobilização de saberes diversos,”saber,saber fazer e saber ser,além disso competências são relativas,uma vez que dependem não apenas de variáveis intrínsecas a umindividuo ou a uma organização mas também de variáveis externas,situacionais.
As competências organizacionais se dividem em competências básicas e competências essenciais,competências básicas sem ela o empreendorismo não pode ser sequer iniciado,são como o cacife em um jogo de pôquer,elas estão presente na abertura do negocio,mas sozinhas não são capazes gerar vantagem competitiva sustentável.As competências diferenciadas são chamadas de competências essenciais ela deve atender a três condições:diferenciação entre concorrentes,gerar valor que possa ser percebido pelo cliente e possibilitar capacidade de expansão.Nas competências essenciais o mercado é denominado dinâmico.
Seleção por competências reside nos elementos que serão utilizados pra elaboração do perfil,na seleção por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleçao
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleçao
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!