Recrutamento e seleção

Páginas: 16 (3836 palavras) Publicado: 3 de junho de 2012
Conceito de Recrutamento

O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos no MRH para abastecer seu processo seletivo. Na verdade, o recrutamento funciona como um processo de comunicação: a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho ao MRH. O recrutamento — tal como ocorre com o processo de comunicação — é um processo de duas mãos: ele comunica edivulga oportunidades de emprego, ao mesmo tempo em que atrai os candidatos para o processo seletivo. Se o recrutamento apenas comunica e divulga, ele não atinge seus objetivos básicos. O fundamental é que atraia e traga candidatos para serem selecionados.


Outros Conceitos de Recrutamento

Recrutamento é um conjunto de atividades desenhadas para atrair um conjunto de candidatosqualificados para uma organização.

Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que pretende preencher.

Recrutamento é o processo de gerar umconjunto de candidatos para um cargo específico. Ele deve anunciar a disponibilidade do cargo no mercado e atrair candidatos qualificados para disputá-lo. O mercado no qual a organização tentar buscar os candidatos pode ser interno, externo ou uma combinação de ambos. Em outras palavras, a organização deve buscar candidatos dentro da organização, fora da organização ou em ambos.


Recrutamentointerno e externo

Do ponto de vista de sua aplicação, o recrutamento pode ser interno ou externo.
O recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização — isto é, funcionários — para promovê-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras. O recrutamento externo atua sobre candidatos que estão no MRH, portanto, fora daorganização, para submetê-los ao seu processo de seleção de pessoal.






































FIGURA 4.10






Assim, enquanto o recrutamento interno aborda os atuais funcionários da organização, o recrutamento externo focaliza os candidatos que estão no MRH[1]. Um privilegia os atuais funcionários para oferecer-lhes oportunidadesmelhores dentro da organização, enquanto o outro busca candidatos externos para trazerem experiências e habilidades não-existentes atualmente na organização.
O recrutamento interno funciona através de oferta de promoções (cargos mais elevados e portanto, mais complexos, mas dentro da mesma área de atividade da pessoa) e de transferências (cargos do mesmo nível, mas que envolvam outras habilidades econhecimentos da pessoa e estejam situados em outra área de atividade na organização). Por seu lado, para funcionar bem, o recrutamento externo precisa abordar o MRH de maneira precisa e eficaz, no sentido de alcançar e atrair os candidatos que deseja buscar.
O Bradesco se empenha no recrutamento interno. Emprega 47.000 funcionários e, dos seus 7.871 executivos, nenhum veio do mercado. Todosforam formados dentro da casa. O banco só admite funcionários para os cargos mais baixos, como office-boy ou escriturário, e oferece uma "carreira fechada" (que significa crescer internamente) como perspectiva. Para quem gosta de segurança, essa política é fundamental. O recrutamento externo não fica atrás: em 12 meses o Bradesco admitiu 3.565 pessoas, média de dez por dia. A Accor Brasil,ex-grupo Ticket, é outra empresa que proporcion aos seus 17.000 empregados chances de subir através do recrutamento interno, não só pelo seu sistema formal de planejamento de carreira, como pelo seu crescimento devido à expansão da rede hoteleira.
O grupo Brasmotor utiliza um banco de talentos global onde estão inscritos todos os executivos de todas as unidades do grupo americano Whirlpool...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleçao
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleçao
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!