Recrutamento e seleção para uma organização

Páginas: 18 (4332 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
1. INTRODUÇÃO
O presente projeto de pesquisa tem por objetivos apresentar conceitos, informações e exemplos que comprovem a importância do processo de recrutamento e seleção para uma organização, a responsabilidade dessa área, a exigência empresarial sobre profissionais mais qualificados, a qualidade e o profissionalismo.
O processo de recrutar (identificar, encontrar talentos) e seleccionar(diferenciar os melhores dentre os identificados) são, definitivamente, actividades muito complexas.
Realizar um recrutamento e uma selecção que vise os interesses das empresas e valorize o processo com um feedback direccionado ao candidato é a nova prática de muitas empresas que pretendem alcançar o lado humano ao recrutar e seleccionar aquele que será o seu maior investimento.
Da mesma forma queos indivíduos buscam entrar em organizações que possibilitam planos de carreiras, benefícios e responsabilidade Social para com eles.
Chiavenato comenta em seu livro “Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal” que agregar novos talentos nas organizações não significa somente pensar em atividades, mas sim no seu futuro e destino. Cada candidato deve ser tratado como um futuro gerente,diretor ou até mesmo presidente, pois assim é possível a construção de alicerces à visão organizacional.
Cometer o erro de somente tratar o candidato para um único cargo ou posição é desvalorizar o capital humano e o valor do negócio.









2. RECRUTAR BEM
Segundo Chiavenato o recrutamento é um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados capazes deocupar o cargo para qual a organização necessita.
Recrutamento é um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Pode-se ainda dizer que recrutamento é um conjunto de actividades desenhadas para atrair um conjunto de candidatos qualificados para uma organização. É a actividade que antecede a selecção.
Orecrutamento consiste em fornecer um número necessário e suficiente de pessoas com qualificações necessárias para o cargo a qual irá ocupar na empresa.
Mas sua forma de recrutar mudou muito. No passado se contratava um profissional de qualquer área, observando sua experiência, sob o aspecto técnico, para ocupar o cargo em aberto.
Hoje já não é mais assim, na maioria das organizações as áreas de recursoshumanos mudaram muito esse paradigma, por entenderem modernamente que mais que um profissional qualificado tecnicamente, a empresa precisa de pessoas com comportamentos e atitudes adequados a cultura, a missão, a visão e aos objetivos do empreendimento.
Ter só preparo técnico hoje em dia não quer dizer muito. É importante, mas não é o que faz a diferença na hora da contratação.
Recrutar eSelecionar não são uma tarefa muito fácil, comparar seres completamente diferentes requer habilidade e experiência. Para tal, o profissional deve tomar alguns cuidados importantes na hora de recrutar e selecionar, do contrário correrá o risco de cair no campo da subjetividade ao sugerir um candidato para o solicitante da vaga.
Assim, cercar - se de cuidados na hora de seleção, é o que conta, e é odistinguirá o bom do mau selecionador.
Alguns elementos importantes devem ser considerados para um bom recrutamento, como:
• Definição do Perfil: Fazer este levantamento junto à gerência sobre as qualificações necessárias para a vaga em aberto;
• Ter a descrição do cargo em aberto: Isso ajuda para o profissional ter a certeza de quem está procurando e que o candidato está de acordo e se encaixacom o cargo;
• Conhecer os pré-requisitos da vaga:
• Divulgação da vaga: Utilizar sempre dos meios de comunicação supostamente mais acessíveis aos candidatos (internet, jornal e etc.);
• Conhecer bem o perfil comportamental desejado pela área solicitante: para não ter divergência do candidato com a área e até mesmo para adaptação do mesmo;
• Conhecer a cultura, os valores e os princípios: não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Importância do processo de recrutamento e seleção em uma organização
  • A importancia do Recrutamento e Seleção dentro de uma organização
  • A Organização e seus Procedimentos de Comunicação, Recrutamento, Seleção e Gerenciamento de Conflitos
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleçao
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!