Recrutamento e seleção funcionarios

Páginas: 5 (1080 palavras) Publicado: 2 de abril de 2011
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS
As exigências feitas pelas empresas estão aumentando e os candidatos devem estar dentro das qualificações exigidos por elas para evitar maiores problemas, como por exemplo, uma rápida demissão. O papel do Administrador de RH no processo de recrutamento e seleção é de suma importância para empresa para que a mesma tenha um bom desenvolvimento. Dessa forma, épreciso ter bons candidatos e selecionar os melhores. É importante que se faça uma pesquisa externa para saber onde anunciar para que se possam obter os candidatos que se pretende selecionar, pois é necessário, acima de tudo, encontrar pessoas competentes e dedicadas para que a empresa possa desenvolver um programa de qualidade eficaz. Assim, os candidatos precisam estar sempre em busca do seuaperfeiçoamento, pois o mercado de trabalho está muito concorrido e as empresas estão exigindo cada vez mais. Por esse e outros motivos, para o recrutamento e seleção dos candidatos deve ser montado um perfil da vaga para que possa atender melhor a necessidade da empresa. Existem dois meios de recrutamento, o externo e o interno; externos são os candidatos que vêm de fora, quando é solicitado a vaga, e ointerno é o preenchimento das vagas com o remanejamento de seus funcionários. Depois do recrutamento externo ou interno vem avaliação do candidato que requer sua interpretação, e que no final do processo seja possível definir as vantagens e desvantagens da contratação do candidato.

O principal objetivo das atividades de recrutamento e seleção é prover a empresa mão-de-obra capaz com técnicas emétodos para encontrar um trabalhador que apresente as qualidades necessárias ao cumprimento das responsabilidades do cargo que vai assumir. (RODRIGUES, 1997).
Segundo Santos (1978), o recrutamento pode ser interno ou externo. Amplia, repõe ou renova o quadro de pessoas na empresa. Atrai candidatos por anúncios em jornais e revistas, agências de emprego, escolas e universidades, cartazes oubancos de dados. Para BOOG (1999), cada empresa utiliza seus meios mais adequados conforme suas necessidades e criatividade.
Segundo CHIAVENATO (1999), a seleção compara, decide e escolhe o melhor candidato com técnicas de entrevistas, provas de conhecimentos ou capacidade, testes psicométricos, e técnicas de simulação.
INTEGRAÇÃO DE NOVOS FUNCIONÁRIOS:
Todo mundo já passou ou irá passar, pelodrama, ansiedade, desconhecimento dos primeiros dias de trabalho em uma nova companhia e, normalmente, este novo funcionário leva algum tempo para se ambientar, não sabe ao certo onde ira trabalhar, não conhece os colegas, as regras das empresas, métodos de trabalhos adotados pela chefia. Para resolver muitos desses problemas, as organizações encontram uma ferramenta simples e que tem se mostradode grande utilidade chamados de programa de Integração e que pode tanto ser usados nos momentos de chegada de m novo funcionário como periodicamente, com o intuito de integrar todos os colaboradores de todas as áreas ou transmitir novas diretrizes. Em primeiro lugar, torna-se necessário preparar os profissionais contratados para que possam, no menor período de tempo possível, começar a dar oretorno que deles se espera. Uma vez integrado à estrutura, é preciso avaliá-los, de forma a identificar suas potencialidades e definir como elas podem ser aplicadas em beneficio da empresa e dos indivíduos.
Fazer com que um novo funcionário fique seguro e perfeitamente à vontade desde o seu primeiro dia de trabalho não é apenas um detalhe de delicadeza humana que devemos a todos mas também seconstitui uma estratégia gerencial.
O objetivo básico do processo de integração consiste em buscar a melhor relação entre o funcionário e a empresa, de forma que o novo funcionário saiba os valores, visão, missão da empresa, a forma que eles atuam, como realizam o seu trabalho, a qualidade dos seus produtos e serviços, a forma de lidarem com seus clientes e fornecedores, cultura da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recrutamento e seleção de funcionarios de uma empresa
  • recrutamento e seleção de funcionários para área de produção
  • recrutamento e seleção de funcionários para área de produção
  • RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, CONTRATAÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE NOVO FUNCIONÁRIO.
  • RECRUTAMENTO & SELEÇÃO: IMPORTÂNCIA DOS MÉTODOS PARA RETENÇÃO DE FUNCIONÁRIO.
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!