Recrutamento Interno e Externo

Páginas: 5 (1069 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2015
1. Introdução

Um recrutamento trata-se da divulgação para o mercado de trabalho das vagas disponíveis e abertas para um processo seletivo. Um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
É certo de que as empresas visam na maioria das vezes, desenvolver-se de uma forma econômica, que nãodesperdice seu tempo e dinheiro, e por isso procuram os melhores pontos para investirem.
Muitas empresas percebem que é mais vantajoso á elas dar continuidade e desenvolver o que já possuem, investindo assim em sua parte interna. Outras, quando não há escolha, dão um jeito de chamar atenção de novas oportunidades que chegam de fora da empresa, e que as ajudem a crescer ou substitua um espaçoque nela está vago.
Assim, percebe-se que há mais de uma forma de execução no recrutamento e investimento de uma empresa. Algumas maneiras bem conhecidas de recrutamento é: Recrutamento Misto (o recrutamento de membros internos e externos à empresa ao mesmo tempo), Recrutamento On-Line (um processo de recrutamento realizado via internet), e os dois quais este trabalho dará foco, oRecrutamento Interno e o Recrutamento Externo.

QUAIS MANEIRAS AS EMPRESAS EXECUTAM
OS RECRUTAMENTOS INTERNOS E EXTERNOS?

Recrutamento Interno:

Um Recrutamento interno ocorre quando há um cargo vago na empresa, e a mesma não pretende contratar uma pessoa de fora pelos gastos ou por que ela quer dar uma chance aos colaboradores que já trabalham com ela a anos, oferecendo a eles melhores oportunidadesdentro da empresa, investindo em seu conhecimento, gratificando-o e ao mesmo tempo economizando. Esse processo ira investigar se será uma vantagem de fato para a empresa investir no funcionário a disposição ou se ele mostrará não ser apto ao cargo, não dando um retorno positivo à ela.

Aqui estão três fontes base de Recrutamento Interno:
Promoções: a empresa ira avaliar e decidir qual ocolaborador mais apto para atuar no cargo disponível;
Transferência de colaboradores para outro departamento distinto: os funcionários são transferidos para outras áreas dentro da própria empresa;
Recontratação de ex-funcionários: a empresa irá atrás de pessoas que ela já conhece, as quais já trabalharam junto com ela. É um meio mais rápido do que fazer um processo seletivo com candidatos novos e que nuncademonstraram sua maneira de trabalhar.

Vantagens do Recrutamento Interno:
Economiza tempo e dinheiro.
Aumenta a probabilidade de acerto dos processos seletivos.
Aumenta a motivação dos colaboradores.


Desvantagens do Recrutamento Interno:
Pode gerir conflitos de interesses entre colaboradores que tem o mesmo interesse no cargo.
Não abre espaços para ideias novas, incentivando a rotina e amesma “tradição”.
Funcionará como um ciclo fechado que não visa novas expectativas.






Recrutamento Externo:

Um Recrutamento Externo vai ocorrer quando a empresa sai em busca de candidatos no exterior, que estão a disposição no mercado de trabalho. Geralmente ocorre nas horas em que a empresa esta disposta a abrir suas portas para novas ideias e se arriscar a selecionar pessoas nãofamiliarizadas com a empresa, mas que podem trazer tanto lucratividade quanto prejuízo com o que elas têm a oferecer. Esse processo seletivo deve cuidar para contratar um candidato que seja mesmo o que a empresa espera, pois estará sujeito á gastos , então deve avalia-lo atentamente e chamar sua atenção a partir de suas fontes de recrutamento externo.


As fontes externas de recrutamento podem ser:Anúncios de emprego em jornais, revistas ou rádios;
Empresas de recrutamento;
Recomendações de funcionários;
Escolas e universidades;
Sindicatos e associações;
Arquivo de antigos candidatos;
Contatos com outras organizações.

Vantagens do Recrutamento Externo:
Introdução de novas mentes com disposição a ajudar e inovar a rotina da empresa.
Trás mais conhecimentos e habilidades, enriquecendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recrutamento interno, externo e misto
  • Recrutamentos Internos E Externos
  • Recrutamento Interno e Externo
  • Recrutamento externo e interno
  • Recrutamento interno e externo
  • Recrutamento interno, externo e misto
  • Recrutamento Interno e Externo
  • Recrutamento Interno e Externo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!