Recristaliza o do cido salic lico Copia

1553 palavras 7 páginas
Recristalização do ácido salicílico

Disciplina: SQF0374 Laboratório Geral de Química Orgânica Professora: Carla Cristina Schmitth Cavalheiro

1 Introdução
Tanto nos estudos da química orgânica como em aplicações em fármacos é necessário o trabalho com amostras de grau de pureza elevado, e para isso existem técnicas de separação de misturas, dentre elas a recristalização, uma das técnicas mais utilizadas. Uma vantagem em ter substâncias puras é que elas apresentam características físicas especificas como densidade, ponto de fusão e ebulição, solubilidade entre outras.
A recristalização de um composto consiste em obter substância pura através da dissolução em solvente quente e deixa-lo esfriar lentamente, caso ocorra rapidamente ocorrera precipitação do composto. A formação do cristal ocorre lentamente, no qual se deposita camada por camada o cristal formado, desse modo este deixa de interagir com as impurezas presentes, isso ocorre pois o decaimento da temperatura leva a diminuição das interações intermoleculares entre soluto e solvente. Para uma boa recristalização é necessário a escolha de um solvente adequado, ou seja um solvente que não solubilize a frio e sim a quente. Um exemplo de composto orgânico que pode ser utilizado para a recristalização é o ácido salicílico isolado de uma arvore, o salgueiro, do qual deriva seu nome. Desde a Antiguidade já era conhecido suas propriedades antipiréticas e redutora de febre, por esse motivo é empregado na indústria farmacêutica. É um composto orgânico de formula molecular C7H6O3, sendo um ácido carboxílico aromático.

2 Objetivo
O objetivo desta prática é determinar a pureza do composto através do aprendizado das técnicas de recristalização do ácido salicílico, confirmando seu grau de pureza através do ponto de fusão.
3 Metodologia
3.1 Materiais
Equipamento de ponto de fusão
Termômetro
Balança de precisão
Tubo de ensaio
Capilar
Funil de vidro
Bico de Bunsen

Relacionados