recristalização

Páginas: 10 (2318 palavras) Publicado: 4 de março de 2014
RECRISTALIZAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS














MOGI GUAÇU
-2014-









SUMÁRIO

1. Resumo.....................................................................................................3
2. Objetivo.....................................................................................................4
3.Introdução.................................................................................................5
4. Procedimento experimental......................................................................7
5. Fluxograma...............................................................................................9
6. Rendimento.............................................................................................10
7.Conclusão...............................................................................................11
8. Bibliografia..............................................................................................12





































1. Resumo

A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos atemperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre a formação de cristais então chamamos de cristalização, se for rápida chamamos de precipitação. O crescimento lento dos cristais, camada porcamada, produz um produto puro, assim as impurezas ficam na solução. Quando o esfriamento é rápido as impurezas são arrastadas junto com o precipitado, produzindo um produto impuro. O fator crítico na recristalização é a escolha do solvente. O solvente ideal é aquele que dissolve pouco a frio e muito a quente. A etapa mais importante no processo de recristalização é a escolha do solvente. Um bomsolvente não deve reagir com o soluto; deve solubilizar o soluto à temperatura elevada (normalmente no ponto de ebulição); deve solubilizar muito pouco o soluto a temperaturas baixas (em geral, entre zero e 25°C); deve ser facilmente removível dos cristais isolados (preferencialmente por evaporação – solvente volátil, com ponto de ebulição inferior a 130 °C); deve ter alto poder de dissolução paraas impurezas à baixa temperatura, ou não deve solubilizá-las a temperaturas altas; deve ter baixo custo e possuir baixa toxidade, além de não ser inflamável.
















2. Objetivo
Purificação do ácido benzóico através do método de recristalização.














































3. Introdução
A maioria dassubstâncias sólidas são solúveis ao menos em um líquido. Muitas dissolvem-se em um número bastante grande de solventes, de maneira mais ou menos fácil. Essa propriedade de os compostos se dissolverem com maior ou menor facilidade é chamado coeficiente de solubilidade. Apesar de não existir nenhuma substância que seja totalmente insolúvel em relação a qualquer líquido, existem algumas que se mostrampraticamente insolúveis. Esse comportamento diferente que apresentam em relação a um mesmo solvente pode ser usado para fazer a separação de várias substâncias presentes em uma mistura, por meio de um método muito simples - a recristalização.
O produto obtido de uma reação química, na maioria das vezes, encontra-se no estado impuro, e é necessário purificá-lo. Quando se dissolve uma substânciasólida num solvente, a quente, e depois, por resfriamento, obtém-se novamente o estado cristalino, este processo chama-se recristalização.
O método mais utilizado para a purificação de sólidos orgânicos é a recristalização. Nesse método, um composto impuro é dissolvido em um solvente e deixado cristalizar, se separando da solução. À medida que se formam cristais, moléculas de outros compostos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • recristalização
  • recristalização
  • recristalizaçao
  • Recristalização
  • Recristalização
  • Recristalização
  • recristalização
  • Recristalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!