recreação para defiientes

2077 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

Fernando Palhinhas Rosa

ATIVIDADES RECREATIVAS

Tubarão, 2013

Animais e Cia

Indicação: Recomendada aos momentos em que é necessária a divisão dos participantes em subgrupos. A divisão de forma lúdica e aleatória evita a formação das tradicionais “panelinhas” e, sobretudo, evita a exposição e o constrangimento de indivíduos que sempre são os últimos a serem escolhidos por seus colegas.
Objetivo da atividade: Procurar os animais da mesma “família” e reunir-se com eles.
Material necessário:
Vendas para os olhos.
Desenhos ou figuras de diferentes animais.
Desenvolvimento: O animador solicita aos participantes que se disponham em círculo. A partir do conhecimento do número de equipes que deseja formar, define mentalmente quantos tipos de animais serão envolvidos na brincadeira. Exemplo: se é necessária a divisão do grupo em 4 equipes, deverão ser escolhidos 4 animais, como cachorro, galinha, vaca e gato. O animador solicita aos participantes que não revelem o nome do animal, e vai dizendo no ouvido de cada um o nome de um dos quatro animais previamente selecionados por ele. Depois de informar confidencialmente a cada participante o nome de seu respectivo animal, solicita a todos que tentem localizar os animais da mesma “família”. O animador esclarece que não é permitido comunicar-se por palavras, apenas utilizando sons e gestos, para representar os animais. Outro detalhe é que os participantes deverão permanecer com os olhos fechados durante a procura por seus companheiros.
Adaptações necessárias:
Materiais: Para auxiliar a participação de crianças com deficiência física, que muitas vezes têm dificuldade de controlar o tônus muscular e a permanência espontânea com os olhos fechados, sugerimos o uso de vendas para os olhos. As crianças com baixa visão, ou seja, que possuem certa visão remanescente, também devem ser encorajadas a usar as

Relacionados