Recreança

2006 palavras 9 páginas
RECREANÇA.
LEVAMOS QUEM GOSTA DE ENSINAR ATÉ QUEM GOSTA DE APRENDER.
1. APRESENTAÇÃO

O Presente Projeto surgiu a partir do estágio supervisionado do Curso de Serviço Social, realizado no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, situado na Rua 09 N. 1070 Centro II na Cidade de Água Boa – MT, sob a orientação da supervisora de Campo a Assistente Social, Andréia de Fátima Pereira. Após visitas realizadas ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, percebemos uma gama muito restrita de atividades, sendo que a maior parte do tempo as crianças ficam ociosas ou desenham, raramente são proporcionadas atividades recreativas. Por este motivo elaboramos este projeto de intervenção social com vistas a inclusão lúdico-cultural das crianças e adolescentes inseridos no programa de erradicação do trabalho infantil.
Instiga-nos, na condição de docentes, acrescentarem atividades lúdicas com o intuito de enriquecer a cultura e os atrair para o universo das artes, promovendo reflexões acerca das questões de cidadania, ética, solidariedade, trabalho e qualidade de vida, na perspectiva de melhorar as relações entre educadores e alunos, elevando a auto-estima e sociabilidade, criando um público com novas perspectivas de entretenimento e com essa atitude democratizar o acesso aos bens culturais para o desenvolvimento intelectual destas crianças.
O certo é que a mudança vai interferir positivamente na dinâmica institucional no cotidiano de todos os evolvidos.
A idéia de mudança é sedutora.
2. JUSTIFICATIVA
Vivemos uma época em que a tecnologia avança aceleradamente inclusive na educação, mas as atividades lúdicas não podem ser esquecidas, uma vez que dessa forma a criança aprende com prazer, tornando o aprendizado atraente.
De acordo com RONCA (1989, p.27) “O movimento lúdico, simultaneamente, torna-se fonte prazerosa de conhecimento, pois nele a criança constrói classificações, elabora seqüência lógica, desenvolve o psicomotor e a afetividade e

Relacionados

  • Balanço geral da tv tem 2007
    3027 palavras | 13 páginas
  • Drogas
    40603 palavras | 163 páginas