Recreaçao

Páginas: 14 (3348 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
PLANEJAMENTO RECREATIVO

OBJETIVO: PROMOVER O DESENVOLVIMENTO FÍSICO E SOCIAL DA CRIANÇA RESPEITANDO SUA MATURIDADE EMOCIONAL INCENTIVAR O USO DO RACIOCÍNIO ATRAVÉS DE ATIVIDADES RECREATIVAS QUE VALORIZEM A AUTO ESTIMA DO ALUNO.

RECREAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 2 Á 4 ANOS DE IDADE:

* JOGOS DE BOLA EM RODAS, PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO SOCIAL ONDE A CRIANÇA DEVERÁ JOGA-LAS PARA O AMIGO, DIZENDOO NOME DELE.
* TRABALHO COM MÚSICAS GESTUAIS, CANTIGAS DE RODA E DANÇA ESTIMULANDO PARTES DO CORPO.
* CONTOS DE HISTÓRIAS CURTAS, PERMITINDO QUE A CRIANÇA POSSA ADIVINHAR ALGUMAS PARTES DA HISTÓRIA.
* FORMAS GEOMÉTRICAS: CÍRCULOS, QUADRADOS E TRIÂNGULOS. PERMITINDO QUE A CRIANÇAS SAIBA DESTINGUIR AMBAS AS FORMAS GEOMÉTRICAS.
* ESTIMULAÇÃODO PRÓPRIO CORPO, IDENTIFICANDO E NOMEANDOAS PARTES DO CORPO. PODEMOS TAMBÉM UTILIZAR MÚSICAS PARA ESSA BRINCADEIRA SE TORNAR AINDA MAIS DIVERTIDA.
OBS: O USO DO PARQUINHO TAMBÉM É IMPORTANTE , POIS NESSA IDADE A CRIANÇA TEM BASTANTE ENERGIA E GRANDE DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO, POR ISSO TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER CURTAS E COM BASTANTE ESTÍMULO E INCENTIVO POR PARTE DO EDUCADOR.
RECREAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 4 A 12 ANOS DE IDADE:- Cinco Marias
Idade: a partir de 7 anos
Número de participantes: a partir de 1
Pegue cinco saquinhos de tecido e encha-os com areia ou arroz. Jogue as cinco marias no chão. Escolha uma, jogue para cima e pegue outra do chão, a tempo de pegar a primeira antes de cair. Na próxima rodada, jogue um saquinho para cima enquanto pega dois no chão e volta a recolher a primeira antes de cair. E assimsucessivamente.
- Telefone sem fio
Idade: a partir de 4 anos
Número de participantes: a partir de 4
As crianças devem ficar em círculo ou enfileiradas. A primeira cria uma mensagem e fala no ouvido da próxima. A mensagem vai passando adiante, cada um dizendo aquilo que entendeu. O último participante deve dizer, em voz alta, o que ouviu. Se estiver correto, o criador da mensagem vai para ofim.
- Mímica
Idade: a partir de 5 anos
Número de participantes: a partir de 4
Divida as crianças em dois times. Um participante deve se dirigir ao grupo adversário, que irá falar alguma palavra. A criança tem três minutos para representar, apenas com gestos, e o time deve adivinhar. O time que acertar mais, ganha.
- Boliche
Idade: a partir de 3 anos
Número de participantes: a partir de 2Faça os pinos com garrafas pet, cheias até a metade. Depois, com uma bola, o jogador deve tentar derrubá-las. Em cada rodada, o participante pode tentar duas vezes.   
- Morto-vivo
Idade: a partir de 4 anos
Número de participantes:a partir de 4
Coloque as crianças em uma fila. Uma delas (que precisa estar fora da fila) ou você mesmo, fica de frente. Quando disser “morto”, elas devem seabaixar. E quando for “vivo”, elas precisam estar de pé. O condutor deve ir alternando as palavras e a velocidade. Quem errar, está fora da brincadeira.
- Bolhas de sabão
Idade: a partir de 2 anos
Número de participantes: a partir de 1
Misture duas colheres de sopa de detergente em um copo de água. Mexa bem e com um canudinho assopre. Quanto mais devagar a criança assoprar, maior ficará o bolha.- Amarelinha
Idade: de 7 a 10 anos
Número de participantes: a partir de 1
Faça o desenho da amarelinha no chão e enumere os quadrados de 1 a 10. A criança joga uma pedra na primeira casa e, em um pé só, a pula e vai até a última. Na volta, pega a pedra do chão. Na próxima rodada, joga a pedra na casa 2 e vai até o fim em um pé só. E assim sucessivamente. Não pode colocar o segundo pé no chão,nem errar a casa.
- Estátua
Idade: a partir de 2 anos
Número de participantes: a partir de 3
Uma das crianças é escolhida como o chefe e as outras devem estar posicionadas de frente para ele. O chefe designa qual será a estátua. Pode ser de cachorro, passarinho, gato, cobra... Então, quem está no comando escolhe a estátua mais bonita, mais feia ou mais engraçada. Pode-se também colocar uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • recreação
  • recreaçao
  • Recreação
  • Recreação
  • recreaçao
  • Recreação
  • Recreação
  • Recreação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!