recreação

Páginas: 6 (1404 palavras) Publicado: 3 de março de 2014
Procuramos ir de encontro a verdade através de relatos e pesquisas que encontramos pesquisas, para encontrar a verdade que foi vivida no passado e traze-la ao nosso presente, minimizando as rupturas existentes dos fatos. A Atividade física iniciou-se com o surgimento do homem na Terra. Não havendo um relato especifico do fato entretanto leva-se em consideração o fato de que as necessidadesprimárias do ser humano, levou o Homo-erectus a desenvolver certas atividades fisicas inconscientemente. Tais como caçar, correr, lutar, saltar, nadar, escalar, arremessar. Nesse período o homem ainda dormia em pedras e em cavernas. Os nômades da epóca, ou seja, as pessoas que viviam migrando de localização devido a perigos constantes de predadores e buscas por melhores condições, com o passar dotempo, perceberam que apenas suas mãos, paus e pedras já não eram suficientes para caçar e suprir suas necessidades. Possuiam uma força muito grande que podia quebrar galhos de arvores e usar seus polegares opositores ( sendo o único animal que os possuía ) para manusear objetos e ter maior facilidade com seu uso devido ao formato de pinça que o dedo lhe proporcionava. Com o passar do tempo, o homempercebeu que muitas das suas atividades o prejudicava fisicamente, seu desgaste era muito grande, então desenvolveu armas e instrumento de caça, havendo relatos de que a primeira arma a ser construída foi o arco e flecha, evoluindo também a sua mente transformando-o em Homo-sapiens usando mais sua inteligência do que a força bruta, levantando cabanas de pele, e reunindo-se em tribos, porqueperceberam que além de ajuda mútua, se tornava mais fácil pra caçar,


Num período da pré-história encontramo-nos diante de um típico ser humano: o Homo erectus. Ele já não mais se contenta, tal como seus precessores, de usar pedras e paus como os encontrava na natureza, mas começou a fabricar os primeiros rudes, instrumentos de pedra. Nasceu, assim, o primeiro período da indústria humana: a idade dapedra, que assinalava um contínuo mais lento progresso do Homem na estrada da civilização.

Sucessivamente, o Homem ficou em condições de acender uma pira, de construir lareiras, de cozer alimentos, de vestir roupas de peles, preparadas com uma raspadeira e costuradas com agulhas de osso. Ele, agora, já não se atira, para dormir, sobre uma pedra onde se encontra, mas mora em cabanas cobertas depele ou em casas cavadas no terreno argiloso. Começa, até, a produzir primitivas obras de arte, que denotam um certo espírito de observação e cria rudes instrumentos de sopro, como pífaros e assobios.
Mas o primeiro instrumento complexo idealizado pelo Homem é o arco dotado de flechas, que revoluciona completamente os seus sistemas de caça e de defesa. Ele não é mais obrigado a recorrer à caçaarmado de uma clava, e à fúria das feras pode opor toda sua astúcia e sua força. Entrementes, o tempo passa, e o Homo erectus se transformou no Homo sapiens. Ele, a respeito do seu predecessor, dispões não só do osso, mas também do marfim, e os objetos que fabrica vão se tornando sempre mais perfeitos. Os pedaços de sílex esboçados em grandes lascas são requitados com carinho e o Homem aprende adestacar fragmentos de pedra com a ajuda de robustos pilões e apetrechos primitivos de madeira dura.

O Homo sapies continua, também, a luta pela existência, caçando, pescando, recolhendo o alimento que a Natureza lhe oferece e aprendendo, sempre mais, a defender-se das insídias das feras. Ele começa a empregar suas qualidades mentais, procurando, sempre, por exemplo, a colaboração do cão, útil naguarda e na caça. Surgem, então, os primeiros acenos de comunidade, as primeiras tentativas de contatos comerciais.

Tal era o costume de vida do homem primitivo, mas, já, nele se podem notar os primeiros sinais de uma superior e completa humanidade.
Todos os recursos que o nosso corpo dispõe hoje são idênticos aos do homem primitivo. Padrões de movimentos, habilidades motoras e sistemas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • recreação
  • recreaçao
  • Recreação
  • Recreação
  • recreaçao
  • Recreação
  • Recreação
  • Recreação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!