Recreação e lazer para o turismo

Páginas: 14 (3251 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2012
INTRODUÇÃO

O turismo é uma das atividades que mais cresce no Brasil, envolvendo uma multiplicidade de serviços: transportes, hospedagem, alimentação, agenciamento, guias turísticos, organizações de eventos onde a recreação já se encontra presente neste meio. Para o desenvolvimento deste projeto foramfeitas pesquisas bibliográficas, e acompanhamento de eventos realizados pela empresa a ser apresentada, a PC recreações. Foi observada a maneira com que são realizadas as atividades, a organização, o marketing, a comunicação e o relacionamento entre patrão, funcionário e clientes, para um melhor entendimento e domínio do tema abordado.

Ao desenvolvermos esse projeto temos como objetivo geral oreconhecimento do mercado turístico e como específico, ajudar os futuros turismólogos que desejam investir na área de recreação, para que esses possam elaborar projetos de entretenimento que contemplem público – alvo da sociedade local, composto por diversas pessoas, de todas as idades, desde crianças a idosos, pertencentes às diversas classes sócio – econômicas, bem como os portadores denecessidades especiais, que visitem ou residam nesse espaço geográfico da Cidade ou região, que se deslocam em busca de lazer e entretenimento.

1.0 RECREAÇÃO

A conceituação da recreação é uma tarefa das mais difíceis. Cada autor tem sua posição e ressalta alguns princípios. Podemos identificar um ponto comum à recreação como ato de criar de novo; recriar; proceder a um ato criador. Recreação édefinida como divertimento; prazer; coisas que recriam; lugar onde alguém se recreia. A recreação deve proporcionar prazer, satisfação e bem estar. Recreação significa satisfação e alegria naquilo que faz. Retrata uma atividade que é livre e espontânea e na qual o interesse, se mantém por si só, sem nenhuma coação interna ou externa, de forma obrigatória ou opressora, afora o prazer. (MIAN, 2003,).Segundo TRIGO (1998),

As atividades de recreação e entretenimento fazem parte de um universo maior denominado “lazer”. (...) O lazer é muito mais amplo do que a recreação, e a denominação começa a se firmar a partir de 1950, com as profundas mudanças nas sociedades dos países desenvolvidos (TRIGO, 1998).


Com relação ao turismo, Trigo afirma que:
O turismo está inserido em um universo dedivertimento e prazeres maior que é o universo do lazer, sendo articulado por um vasto e complexo conjunto de atividades. (...) Sendo duas áreas vastas e complexas, é um pouco dificultoso separar, nos níveis econômico, operacional e administrativo, o que é lazer e turismo. Na verdade, de acordo com a lógica do que foi afirmada na primeira linha deste parágrafo, toda atividade turística é lazer, masnem todo lazer é turismo (TRIGO, 1998).

1.1 O MERCADO TURÍSTICO PARA A RECREAÇÃO E O ENTRETENIMENTO

Falar em recreação e lazer é o mesmo que falar em alegria, conhecer pessoas novas, fazer novas amizades, diverti-se bastante, relaxarmos, desligarmos do mundo, esquecer-se do estresse diário, ter contato com a natureza; proporcionarmos a nós mesmos momentos extremamente importantes eindispensáveis na vida da gente: a qualidade de vida!
Mesmo que esse momento seja apenas pingado de um conta-gotas chamado tempo disponível, é preferível tê-lo aos poucos a nunca tê-los. A recreação tem muitas finalidades, além de diversas outras que, caso fossem citadas, certamente levaríamos páginas e mais páginas falando sobre o assunto, e mesmo assim não seria possível descrevê-las todas.
Hoje emdia, há inúmeros lugares onde a recreação, o lazer e o entretenimento fazem-se presentes, geralmente contando com a presença de um monitor de recreação que é contratado para promover o entretenimento dos hóspedes ou turistas. (MIAN, 2003).

Para FRANK M. GO, o turismo pode ser definido como:
O movimento de indivíduos e grupos de uma localização geográfica para outra por prazer e/ou por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recreação e Lazer
  • Lazer e recreação
  • recreação e lazer
  • rECREACAO E LAZER
  • Recreação e Lazer
  • recreação e lazer
  • Lazer e Recreação
  • Lazer e recreação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!