Recorreção da prova, da 2° chamada, da 1° unidade de ciências políticas e teoria geral do estado (prof. charles)

352 palavras 2 páginas
Faculdade de Tecnologia e Ciência
Curso Bacharelado em Direito
Disciplina Ciência Política e teoria Geral do Estado
Docente Charles Barbosa
Discente :_________________________ DIR1AN

Recorreção da prova da 2° chamada, 1° Unidade

1.a) Errado porque por Sociedade entende-se o conjunto daqueles grupos fragmentários, daqueles “sociedade parciais”, onde, do conflito de interesses reinantes só se pode recolher a vontade de todos (volanté de tous).

1.b) Errado porque exprime-se numa vontade geral (volante générale) e não coletiva.

1.d) Errado porque a Sociedade vem primeiro que o Estado. Ele se resulta do processo dialético entre Sociedade e Comunidade.

1.e) Errado porque o conceito de Massa se identifica com o de Comunidade e não com o de Sociedade.

3.a) A Sociedade e a Moral consideram no homem a inteligência e a atividade, e a Moral considera, também, o sentimento.

3.b) As abstrações personificadas dominam o estado metafísico.

3.c) O Estado Teológico é propedêutico, ele que inicia as 3 fases sucessivas de desdobramento da lei da evolução, que August Comte expôs no tomo III do Sistema de Política Positiva. Já o estado metafísico é de transição, vindo antes do estado científico.

3.e) A partir de Kant ficou mais clara a separação de ciência e filosofia, pois o conceito de ciência tornou-se mais preciso, determinando assim a ciência como ordem de conhecimentos parcialmente unificados e filosofia como conhecimento completamente unificado.

4.b) A Sociedade constitui circulo mais amplo e o Estado círculo mais restrito. A Sociedade vem primeiro e o Estado depois.

4.c) Para Bobbio, a Sociedade pode aparecer em oposição ao Estado como sujeito a ele; é um conjunto de relações humanas intersubjetivas., anteriores, exteriores e contrárias ao Estado ou sujeitas a ele.

4.d) Errado porque a Sociedade é comparada a uma organização, segundo Berdeaeff. Ela se governa pela razão. Já organismo é utilizado para simbolizar a Comunidade, que se

Relacionados

  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO
    15901 palavras | 64 páginas