RECORDAÇÕES DO ESCRIVÃO ISAIAS CAMINHA

1232 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar as obras escritas no período realista, naturalista e pré-moderno, para assim nos fazer entender o que os períodos influenciaram na sociedade a fim de comparar com a evolução da sociedade e comparar os mesmos com os períodos anteriores. O livro analisado é “Recordações do escrivão Isaías Caminha” de Lima Barreto e o mesmo mostra outra visão dos intelectuais, trata também do assunto das raças e a discriminação.
Breve biografia do autor
Afonso Henrique Lima Barreto (1881- 1922) nasceu no Rio de Janeiro no dia 13 de maio. Filho de Joaquim Henriques de Lima Barreto e Amália Augusta (ambos mestiços e pobres), Afonso sofreu preconceito sua vida toda. Seu pai era tipógrafo e sua mãe professora primária.
Lima Barreto estudou no Liceu Popular Niteroiense e concluiu o curso secundário no Colégio Pedro II, local onde estudava a elite literária da época. Com a ajuda de seu padrinho, o Visconde de Ouro Preto, ingressou na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, onde iniciou o curso de Engenharia. Em 1904 foi obrigado a abandonar o curso, pois seu pai havia enlouquecido e fora internado, deixando toda a responsabilidade de cuidar dos seus três irmãos em suas mãos.
Em 1904 começa a colaborar para jornais, para a Revista da Época e para a Quinzena Alegre, começando sua carreira como escritor em 1905 ele já escreve para o jornal de grande prestígio Correio da Manhã.
Suas obras têm linguagem descuidada, são impregnadas da justa preocupação com os fatos históricos e com os costumes sociais. Assim, torna-se uma espécie de cronista e um caricaturista se vingando da hostilidade dos escritores e do público burguês. Poucos aceitam aqueles contos e romances que revelavam a vida cotidiana das classes populares, sem qualquer idealização.
Lima Barreto se entrega ao álcool e começa sofrer com a depressão, com isso morre de ataque cardíaco em 01 de novembro 1922. Principais obras:
Recordações do Escrivão Isaías Caminha (1909),

Relacionados