Reconversões da cultura popular pela moda: homenagem ao movimento armorial no festival do jeans de toritama

Páginas: 160 (39771 palavras) Publicado: 15 de maio de 2013
1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CAMPUS ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE DESIGN

ISABELLA KARIM MORAIS FERREIRA

DESFILE EM HOMENAGEM AO MOVIMENTO ARMORIAL NO FESTIVAL DO JEANS DE TORITAMA.

CARUARU – PE 2011

2

ISABELLA KARIM MORAIS FERREIRA

DESFILE EM HOMENAGEM AO MOVIMENTO ARMORIAL NO FESTIVAL DO JEANS DE TORITAMA.

Monografia apresentada à Universidade Federal dePernambuco, Centro

Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA), para conclusão do curso e obtenção do título de bacharel em Design. Orientador: Prof.º Me. Amilcar Almeida Bezerra.

CARUARU – PE 2011

3

Catalogação na fonte

Bibliotecário Simone Xavier CRB4 - 1242
F383r Ferreira, Isabella Karim Morais. Reconversões da cultura popular pela moda: desfile em homenagem ao movimento Armorial no Festival dojeans em Toritama. / Isabella Karim Morais Ferreira. - Caruaru : A autora, 2012. 130p.: il. ; 30 cm.

Orientador: Amílcar Almeida Bezerra . Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Universidade Federal de Pernambuco, CAA. Design, 2012. Inclui bibliografia.

1. Cultura popular. 2. Design - Moda. 3. Movimento armorial. I. Bezerra, Amílcar Almeida (orientador). II. Título.

745.4 CDD(23.ed.)

UFPE (CAA 2012-30)

4

5

“Moda e indumentária são culturais no sentido de que são algumas das maneiras pelas quais um grupo constrói e comunica a sua identidade. São duas entre as maneiras pelas quais os valores e as identidades dos grupos podem ser comunicados tanto a outros grupos quanto aos membros daqueles grupos.” Malcom Barnard “As moças vestem-se de dianas, princesas, damas erainhas, os homens de reis mouros, cruzados, príncipes e cavaleiros, com máscaras de couro e coroas de lata, espadas de madeira e chapéus de formas estranhas, cravejadas de pedrarias que parecem templos asiáticos. São pobres e belos sonhos do povo, que se veste assim para sonhar com o poder e a glória, cujas portas da vida lhe são trancadas.” Ariano Suassuna.

6

Dedico esta pesquisa a Deus,porque todas as coisas existem para a glória Dele. Dedico também a minha família, aos amigos e a todos aqueles que percebem na moda e no design, entre outras coisas, o poder de transformar vidas.

7

Agradecimentos
Agradeço em primeiro lugar e principalmente a Deus. Porque através Dele todas as outras coisas me foram acrescentadas. No meu caso, pessoas, que me acrescentaram em todos osaspectos. Pessoas que me orientaram, apoiaram e incentivaram; que foram pacientes; que criaram as condições necessárias para que eu pudesse concluir todas as etapas dessa pesquisa; pessoas que, sobretudo, me amaram. Maria Morais, minha mãe, amiga e anjo da guarda em todos os momentos. Marcos, meu pai, cujo talento me inspirou. Amilcar Bezerra, meu orientador. Mauro Gomes, tio que investiu nos meusestudos. Iwson Morais, meu irmão, super competente como designer gráfico. Bento, meu irmão caçula, que a cada aflição me sorria com amor. Leopoldo Nóbrega, estilista, consultor de moda e mercado, e uma das razões da existência dessa pesquisa. Heloíza Lima Luz, estilista e modelista. Minhas inspirações, as professoras Paula Valadares, Rosiane Alves e Juliana Emerenciano. Companheiras de pesquisa,projeto, sonhos e realizações, Azenaty Alian e Vanessa Galdino. Meu supervisor de estágio, professor, conselheiro e talentosíssimo designer Luiz Clério. Elisângela Florêncio, empresária, facilitou para que eu pudesse conciliar estágio, faculdade e monografia. Alberto Moraes, professor, amigo que acreditou e investiu em mim. Parceiras de trabalho que me suportaram com muito carinho, Brisa Estalião eAna Paula. Débora Alves, amiga e incentivadora. Espingarda do Cordel, empresários de Toritama e Claudio Rodrigues da TV Asa Branca, pessoas cuja contribuição foi fundamental à pesquisa. Amigos queridos, Tamires Lima, Ewerton Henrique e José Adilson. Companheiro, a paciência em pessoa, incentivador, parceiro em todos os momentos, meu amor e namorado, André Vasconcelos. Agradeço a Deus pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Movimento Armorial e o Romanceiro Popular Nordestino
  • MOVIMENTO CULTURA POPULAR
  • MOVIMENTO DE CULTURA POPULAR
  • Movimento Armorial
  • movimento armorial
  • Movimento Armorial
  • movimento armorial
  • Movimento Armorial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!