RECONSTRUÇÃO AUTOMÁTICA DE MODELOS CAD TRIDIMENSIONAIS A PARTIR DE VISTAS ORTOGRÁFICAS - Dissertação de Mestrado de Jean Carlos Ferreira Costa - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

1077 palavras 5 páginas
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Os problemas relacionados à conversão de desenhos de engenharia em modelos sólidos tridimensionais não são novos. No início da década de 70 (séc. XX), HOFFMAN2 e CLOWES3, citados por SHUM (1997), foram os primeiros a proporem um método para interpretar desenhos de peças poliédricas representadas por uma vista simples (única vista). Em mais de trinta anos de pesquisas nessa área, muitos algoritmos foram sugeridos, mas, a solução completa do problema ainda não foi apresentada. Muito embora, já existam programas comerciais para a reconstrução de sólidos4, estes ainda apresentam várias deficiências, como por exemplo, a geração de múltiplas soluções e, em alguns casos, a intervenção do usuário para completar o processo de conversão.
A maioria dos algoritmos de reconstrução de sólidos tem considerado apenas os elementos gráficos dos desenhos e desprezado a existência de erros nas representações. No entanto, uma peça mecânica representada através de desenho técnico inclui elementos gráficos e elementos de anotações relacionadas a informações dimensionais, especificações de tolerâncias e de fabricação e estes desenhos não são 100% exatos. Segundo DORI (1995), a mistura destes elementos confere aos desenhos técnicos uma “natureza dual” – Figura 1.

FIGURA 1 – A NATUREZA DUAL DOS DESENHOS DE ENGENHARIA

FONTE: Adaptado de DORI, 1995

Esta dualidade é o principal obstáculo para a obtenção de uma solução completa e definitiva para o problema de conversão dos desenhos 2D para os modelos tridimensionais. O processo de conversão de vistas ortográficas para modelos sólidos pode partir de um dos seguintes pontos:
• documentos em papel (desenho tradicional) ou,
• arquivos em formato digital contendo informações dos desenhos (exemplos: DXF, IGES, STEP, etc).
As informações guardadas em documentos tradicionais (papel) necessitam, inicialmente, serem convertidas para o formato digital. Isso é conseguido através de técnicas de

Relacionados