Reconstru O Genetica Da Cana De A Ucar

5557 palavras 23 páginas
Colégio Carlos Drummond de Andrade

Reconstrução Genética da Cana de Açúcar

Introdução
Este trabalho tem como objetivo aprimorar os conhecimentos dos alunos em biotecnologia, e nesse caso em especial a reconstrução genética da cana de açúcar e seus benefícios na alimentação e na formação de biocombustíveis.
Para isso, utilizam-se técnicas de cultura e biologia molecular. Juntamente aos métodos inovadores, eficientes e precisos através da analise do DNA presente no fermentado da cana de açúcar, onde é determinado o perfil genético da espécie.

1.0-A História da cana-de-açúcar- Da Antiguidade aos Dias Atuais
Segundo Fúlvio de Barros Pinheiro Machado, a cana-de-açúcar é, talvez, o único produto de origem agrícola destinado à alimentação que ao longo dos séculos foi alvo de disputas e conquistas, mobilizando homens e nações. A planta que dá origem ao produto encontrou lugar ideal no Brasil. Durante o Império, o país dependeu basicamente do cultivo da cana e da exportação do açúcar. Calcula-se que naquele período da história, a exportação do açúcar rendeu ao Brasil cinco vezes mais que as divisas proporcionadas por todos os outros produtos agrícolas destinados ao mercado externo.
1.1-ANTIGUIDADE- Foi na Nova Guiné que o homem teve o primeiro contato com a cana-de-açúcar. De lá, a planta foi para a Índia. No "Atharvaveda", o livro dos Vedas, há um trecho curioso: "Esta planta brotou do mel; com mel a arrancamos; nasceu a doçura... Eu te enlaço com uma grinalda de cana-de-açúcar, para que me não sejas esquiva, para que te enamores de mim, para que não me sejas infiel". A palavra "açúcar" é derivada de “shakkar” ou açúcar em sânscrito, antiga língua da Índia.
1.2-OCIDENTE- Desconhecida no Ocidente, à cana-de-açúcar foi observada por alguns generais de Alexandre, o Grande, em 327 A.C e mais tarde, no século XI, durante as Cruzadas. Os árabes introduziram seu cultivo no Egito no século X e pelo Mar Mediterrâneo, em Chipre, na Sicília e na Espanha.

Relacionados