Reconquita Cristã

1120 palavras 5 páginas
História
Professora: Paula Simão

A RECONQUISTA CRISTÃ
Trabalho realizado por: Rui Neves nº 23 e Nuno Dias nº 19 -7º A

INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre a Reconquista Cristã, iremos abordar os temas desde a Resistência Cristã até à recuperação do território da Península Ibérica ocupada pelos Muçulmanos até à formação do Reino de Portugal.
As informações foram obtidas a partir de uma pesquisa na internet e em livros.

A RESISTÊNCIA CRISTÃ


Os Muçulmanos juntamente com outros povos (Árabes,
Berberes, Sírios, etc...) chegam à Península Ibérica, em
711, acabando com o reino Visigodo cristão. Quando estes invadiram a Península Ibérica não conseguiram ocupar as montanhas das Astúrias e Pirenéus onde se refugiaram muitos cristãos. Em pouco tempo organizaram um movimento de resistência liderado por Pelágio com o fim de reconquistar as terras perdidas.

INÍCIO DA RECONQUISTA CRISTÃ


A Reconquista Cristã teve início no Século VIII, as batalhas pelas terras Ibéricas têm início quando os Visigodos cristãos, liderados por Pelágio decidem enfrentar os muçulmanos numa tentativa de recuperação dos territórios perdidos aquando da invasão das hordas árabes.

Estátua de Pelágio em Covadonga, Astúrias

REGIÃO DAS ASTÚRIAS NO INÍCIO DA RECONQUISTA – BATALHA DE COVADONGA EM 722

A RECONQUISTA – 1ª VITÓRIA


A primeira vitória dos Cristãos contra os Mouros dá-se na Batalha de Covadonga, em 722. Segundo a lenda Pelágio utilizou uma emboscada para ganhar: enviou guerreiros para a floresta, para um lugar por onde sabia que os militares muçulmanos iriam passar. À chegada destes, os Cristãos puseram-se em fuga apresentando todos os sinais de medo. Os
Muçulmanos seguiram-nos e foram levados, tal como estava previsto no plano de Pelágio, até à gruta de Covadonga.
Pelágio tocou então a sua trombeta e, do cimo das rochas surgiu o resto dos seus guerreiros que, com flechas e lanças mas também lançando rochas do alto, venceram os inimigos. Mais tarde foi erigida uma Igreja na gruta,

Relacionados

  • professora
    3094 palavras | 13 páginas