RECONHECIMENTO DO MERCADO IMOBILIARIO REGIONAL

Páginas: 6 (1258 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2013
RECONHECIMENTO DO MERCADO IMOBILIARIO REGIONAL



Luan Nascimento Mattos
Prof. Orientador Florisvaldo Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG 1661)
24/11/2010




RESUMO

Feira de Santana surgiu com a troca e venda de gado, e hoje considerada uma grande metrópole com exuberantes residências, bem como pontos comerciai lojas eetc. Depois da construcão dos viadutos nossa cidade ficou ainda mais bonita, com aparência de capital. Após a implantacão do programa habitacional incentivado pelo governo, a construcão civil está seguindo a passos largos, com inumeros conjuntos habitacionais que além do desenvolvimento de bairros, aumentado muito a contratacão de mão de obra especializada, essas empresas abrem cursos para acapacitacão dos profissionais dando a oportunidade de emprego a muitas pessoas, e fazendo assim a nossa cidade ficar ainda mas desenvolvida, e possibilitando que a populacão possa realizar o sonho da casa propria com prestacões e preços abaixo do valor de um aluguel.



Palavras-chaveCrescimento: Cidade e Imobiliario.







INTRODUÇÃO


Como todas as cidades criadas no passado, Feira deSantana tem seu aparecimento diretamente ligado as suas caracteristicas geograficas, neste caso o que era o principal atrativo desta região era a abundância de água. Santana dos Olhos d’água como era conhecida, propriedade com 6 km de comprimento, seus proprietarios decidiram construir uma capela dedicada a Santa Ana e São Domingos, que com pouco tempo algumas pessoas começaram a fixar naregião,dando por fim o surgimento de pequenas propriedades, posteriormente o surgimento dos primeiros casaroes da cidade, hoje em dia sendo um dos principais pontos da cidade que retratam a sua historia.
Bastaram passar um século para que Feira de Santana passasse de uma simples aldeia para a localidade com a mais importante feira da Bahia.


2- PLANEJAMENTO URBANO DA CIDADE


O crescimento dacidade acontece de forma espontânea e da mesma maneira se deu o uso e a ocupação do solo. No inicio e durante um longo periodo, a ocupação ocorreu proximo aos locais onde a água era abundante. Posteriormente, a água continuou sendo um dos requisitos basicos para a instalação de residências. O governo municipal incentivou diversos loteamentos abrindo vias de trafego em areas adjacentes ao centro, eincentivando ocupações mas distantes, como a do conjunto Jomafa e da Cidade Nova.Esses conjuntos, serviram para ao proletariado, mas pouco a pouco foram sendo ocupados pela classe media. Os conjuntos planejados especificamente para a classe média foram Morada das Arvores, ACM, Centenario e Milton Gomes.
A população de alta renda ocupou a parte central de cidade e foi se afastando do centro, elevando consigo todos os benefcios urbanos. Assim constituiu bairros hoje considerados de classe média alta e alta como os Capuchinhos e Santa Mônica.
Para a população de baixa renda, foram implantados pelo Estado com financiamento Banco Nacional de Habitação, diversos conjuntos como o Feira IV, Feira V, Feira IX e o Feira X, sendo este ultimo o maior. Todos se encontram dentro do anel de contorno,exceto o Feira VI e o Feira VII. De ocupações espontâneas, antigas favelas que foram posteriormente urbanizadas, destacam-se Aviario e o George Américo, atualmente considerados como bairros localizados fora do anel de contorno.




3- INFRA-ESTRUTURA


A cidade encontra-se num dos principais entroncamentos de rodovias do Nordeste brasileiro, onde ocorre o encontro das BR’s 101,116 e 324,funcionando como ponto de passagem para o tráfego que vem do Sul e do Centro Oeste e se dirige para Salvador e outras importantes cidades nordestinas. Graças a esta posição privilegiada e distancia pequena de Salvador, possui um importante e diversificado setor de comercio e serviços que influi no setor imobiliario, que a cada dia se expande na região, além de industrias de transformação e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reconhecimento do mercado regional
  • O reconhecimento do mercado regional
  • Reconhecimento do mercado regional
  • Reconhecimento do mercado regional
  • Mercado imobiliario
  • Mercado imobiliario
  • mercado imobiliário
  • Mercado imobiliario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!